Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Padilha repudia 'veementemente' invasão de terreno da Embrapa pelo MST

Ministro de Relações Institucionais disse não ver fragilização da relação entre o governo e o Congresso por causa dos atos

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Integrantes do MST durante reintegração de posse em fazenda da Suzano invadida na Bahia
Integrantes do MST durante reintegração de posse em fazenda da Suzano invadida na Bahia Integrantes do MST durante reintegração de posse em fazenda da Suzano invadida na Bahia

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, condenou nesta terça-feira (18) a invasão de terras produtivas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele alegou que "há outras formas de lutar" pela reforma agrária ao se referir sobre o ato em um terreno da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina (PE).

"Condeno veementemente qualquer ato que danifique processos produtivos, em áreas produtivas. Temos outros instrumentos melhores e mais efetivos para as bandeiras que possam ser levantadas para a conquista desse interesse", afirmou o ministro após reunião com lideranças do governo.

Padilha negou, no entanto, que as recentes invasões promovidas pelo MST, que intensificou os atos durante o Abril Vermelho, interfiram nas relações do governo com os congressistas. "O que é prioritário para o governo é a aprovação do marco fiscal, da reforma tributária e do conteúdo das 12 medidas provisórias. Não vejo qualquer tipo de interferência quanto a essas pautas. O que tenho visto é um ambiente positivo", disse.

O Abril Vermelho é uma marcha que ocorre anualmente em memória ao Massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996, no Pará. À época, 21 membros do MST morreram em confronto com a Polícia Militar do estado.

Publicidade

De acordo com o coordenador nacional do movimento, Alexandre Conceição, o movimento estima que, neste ano, cerca de 90 mil famílias acampadas em assentamentos pelo Brasil se mobilizem para fazer ocupações durante o mês de abril e maio.

Somente em abril deste ano, foram ao menos 11 locais invadidos. Entre os alvos das ações dos militantes em diversos estados estão fazendas, áreas públicas e prédios da Embrapa e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Publicidade

Sessão do Congresso

Após o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiar a sessão do Congresso que ocorreria nesta terça-feira, Padilha também disse que essa foi uma demanda do governo. A justificativa, segundo ele, foi a de que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) não votou projetos importantes e que seriam tema da sessão, como o piso salarial dos enfermeiros.

"O bom senso prevaleceu. Vamos trabalhar para que a CMO possa se reunir e tratar os temas da forma mais rápida possível. Os líderes do governo vão continuar dialogando com parlamentares", afirmou Padilha, acrescentando que a proposta de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre o 8 de Janeiro será combatida pela base.

A oposição chegou a fazer um ato no gabinete de Pacheco para exigir a abertura da sessão. Esses parlamentares querem a abertura da CPMI com foco na apuração de uma omissão do governo federal para impedir a invasão das sedes dos Três Poderes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.