Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reeleito, Ibaneis Rocha cria comissão de transição no DF

Secretário de Planejamento, Ney Ferraz vai presidir o grupo responsável por elaborar o plano de ação para a gestão 2023–2026

Brasília|Do R7, em Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante votação no segundo turno das eleições
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante votação no segundo turno das eleições O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante votação no segundo turno das eleições

O Governo do Distrito Federal (GDF) terá uma comissão de transição para coordenar as mudanças implementadas pelo governador reeleito, Ibaneis Rocha (MDB). O decreto, que determina o grupo que estará à frente da transição, foi publicado nesta terça-feira (1º), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Segundo a decisão, a comissão contará com cinco membros: o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, o secretário de Governo, José Humberto Pires, o secretário de Comunicação, Welington Moraes, e o consultor jurídico do DF, Rodrigo Frantz Becker.

A comissão é obrigatória quando há mudança de governo e facultativa quando há reeleição, segundo a Lei nº 5.647, de 2016. Ao criar o grupo, Ibaneis facilita o acesso a informações dos novos secretários e membros do primeiro escalão que serão indicados. O governador reeleito deve mudar os ocupantes de algumas empresas e secretarias para acomodar aliados.

O secretário de Planejamento, Ney Ferraz, presidirá a comissão de transição. Advogado e antigo aliado de Ibaneis, ele deixou a Presidência do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) e do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF) para assumir o Planejamento após o resultado do primeiro turno.

Publicidade

Comissão de Transição

A comissão será responsável por criar grupos temáticos e elaborar um plano de ação para a gestão 2023 – 2026. O grupo também coordenará o acesso às informações e dados elaborados e produzidos pelos órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal e deverá convidar representantes da sociedade civil para participar de reuniões temáticas de interesse.

Leia também

De acordo com o decreto, a comissão deverá “continuar o trabalho de modernização e promover mais eficiência à máquina pública, tendo sempre em vista a população, o contribuinte e, sobremaneira, os mais vulneráveis”.

Publicidade

Caberá à Secretaria de Planejamento garantir materiais, equipamentos e o acesso para consulta aos sistemas governamentais de gestão orçamentária e financeira, de recursos humanos, de material, de patrimônio, de controle de processos e outros que forem solicitados.

Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF
Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF

A comissão trabalhará de 7 de novembro a 7 de dezembro, quando deverá entregar o relatório final ao governador Ibaneis Rocha.

Ibaneis é o primeiro governador do DF reeleito ainda no primeiro turno. Além dele, o único reeleito, mas em segundo turno, foi o ex-governador Joaquim Roriz (à época no PMDB), em 2002.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.