Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Montadoras chinesas vão atacar com força o segmento de SUVs compactos em 2015

Chery, Geely, JAC Motors e Lifan tentarão 'morder' maior fatia do mercado com utilitários

Carros|Diogo de Oliveira, do R7*

JAC T5 estreia até meados de 2015 com motor flex e câmbio CVT
JAC T5 estreia até meados de 2015 com motor flex e câmbio CVT JAC T5 estreia até meados de 2015 com motor flex e câmbio CVT

A 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo expôs o quanto o mercado dos SUVs compactos está na mira das montadoras. De longe, é o segmento que mais promete crescer nos próximos anos, e as quatro fabricantes chinesas com maior expressão no Brasil — Chery,Geely, JAC Motors e Lifan — revelaram modelos que prometem intensificar a competição e incomodar marcas tradicionais.

JAC T6 esbanjou estilo no salão com carrocerias personalizadas
JAC T6 esbanjou estilo no salão com carrocerias personalizadas JAC T6 esbanjou estilo no salão com carrocerias personalizadas

Dos utilitários exibidos no salão, o mais promissor é o JAC T5, previsto para chegar às lojas até meados de 2015. Com design moderno e muita tecnologia embarcada, o modelo terá motor 1.5 flex e câmbio automático tipo CVT (continuamente variável), configuração que deve chamar a atenção dos consumidores da categoria, que já priorizam versões automáticas na hora da compra.

Sem data para chegar, X50 é bem compacto e lembra um hatch
Sem data para chegar, X50 é bem compacto e lembra um hatch Sem data para chegar, X50 é bem compacto e lembra um hatch

A JAC Motors, por sinal, é a chinesa mais arrojada em termos de novidades para o nicho. Durante o salão, o SUV médio T6 foi exibido com preço e data de estreia definidos: chega às lojas em dezembro a partir de R$ 66.990. O modelo virá com um 2.0 flex de até 160 cv, câmbio manual de cinco marchas e recheio farto, para desafiar Hyundai ix35, Kia Sportage e outros. Com tela no painel e bancos em couro, vai a R$ 76.490.

Já a Chery vive seu melhor momento no Brasil, com vendas aquecidas e as obras da fábrica de Jacareí concluídas. Inaugurada em agosto, a unidade do interior paulista já produz as primeiras unidades dos compactos Celer (hatch e sedã), vai montar o novo QQ a partir de 2015 e pode também fabricar um SUV em 2016. Este tem tudo para ser a nova geração do Tiggo, mostrada na feira de São Paulo. O modelo usaria um 2.0 16V de 140 cv.

Publicidade

Também em boa fase no País, a Lifan mostrou no salão que tem ambições maiores para o mercado brasileiro. Além do utilitário X60 e do sedã 530, a marca pretende lançar o X50, crossover que parece um hatch grandão e será montado no Uruguai — para usufruir de benefícios fiscais. A montadora pretende começar a vender o modelo até o fim de 2015. O X50 usa a mesma plataforma e motorização do sedã 530, um 1.5 a gasolina de 103 cv.

Geely EX7 tem linhas sóbrias e deve estrear no início de 2015
Geely EX7 tem linhas sóbrias e deve estrear no início de 2015 Geely EX7 tem linhas sóbrias e deve estrear no início de 2015

Das chinesas, a única que ainda está iniciando suas operações no Brasil é a Geely Motors, atual proprietária da sueca Volvo. A marca já comercializa o compacto GC2 — o "panda" — e o sedã médio EC7, e para marcar presença no disputado mercado de SUVs, pretende trazer o EX7, com motor 1.8 a gasolina de quatro cilindros e 139 cv. O utilitário chega em 2015 e deve ser produzido no Uruguai, dentro da zona de livre comércio do Mercosul.

Publicidade

Chineses tentam fincar raízes

Em queda nas vendas nos últimos anos, os veículos chineses deixaram de ter uma relação custo/benefício agressiva desde o lançamento do programa Inovar Auto, que sobretaxou os importados com o "super IPI". Ao mesmo tempo, as fabricantes tradicionais lançaram compactos mais modernos e bem equipados. E esse movimento praticamente forçou as marcas orientais a investirem em fábricas e centros de desenvolvimento locais.

Publicidade

Neste cenário de adaptação, houve uma debandada de marcas cujos negócios previam investimentos mais modestos — casos de BYD e Haima. Assim, ficou evidente nesta edição 2014 do Salão de São Paulo que apenas Chery, Geely, JAC e Lifan deverão expandir suas redes de concessionários e as linha de produtos, com destaque para Chery e JAC, que terão fábricas operando no País a partir de 2015.

*Colaborou Lucas Henk Borst

MEGA GALERIA

Confira abaixo um especial de 150 fotos com os principais modelos expostos no Salão do Automóvel 2014

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.