Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Volkswagen começa a produzir Golf no Brasil em 2015

Sétima geração do hatch será montada no Paraná e terá três motores novos, todos flex

Carros|Luiz Betti, do R7, em Brasília

Versão brasileira do Golf terá três motores 1.4 l, 1.6 l e 2.0 l
Versão brasileira do Golf terá três motores 1.4 l, 1.6 l e 2.0 l

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (3), em Brasília, que vai produzir o novo Golf no Brasil a partir de 2015. A cerimônia realizada no Palácio do Planalto teve a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente da montadora alemã no Brasil, Thomas Schmall.

Thomas Schmall e a presidente Dilma Rousseff na foto oficial
Thomas Schmall e a presidente Dilma Rousseff na foto oficial

Atualmente importado da Alemanha com preços a partir de R$ 67.990, o hatch será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2015 e terá três opções de motor: 1.4 l, 1.6 l e 2.0 l (hoje o novo Golf oferece apenas dois motores). O presidente do grupo negou que haverá redução de preço no modelo nacional, mas não descartou alterar os valores no futuro.

— O preço [do Golf] já está competitivo, mas o mercado é quem vai definir os valores.

Saiba tudo sobre o novo VW Golf


Schmall afirmou ainda que a plataforma do Golf poderá ser usada no futuro para fabricação de outros modelos no País, como o Volkswagen Taigun e o novo Santana, e confirmou que o Golf nacional virá de fábrica com a tecnologia flex.

— A Volkswagen é pioneira nesta tecnologia [flex] e vamos introduzi-la no Golf brasileiro.


A unidade paranaense receberá investimento de R$ 520 milhões para produzir a 7ª geração do Golf e também os Audi A3 sedã e Q3, que dividem a plataforma. Com isso, a produção diária passará dos atuais 840 para 1.000 veículos/dia (20% a mais).

Veículos de luxo "Made in Brazil"


O anúncio da nacionalização do Golf veio dois dias após a Mercedes-Benz confirmar a construção de uma fábrica de carros na cidade de Iracemápolis (SP), para produção — a partir de 2016 — do jipinho urbano GLA e da próxima geração do Classe C, cujo lançamento é aguardado para o Salão de Detroit (EUA), em janeiro.

A Mercedes-Benz, por sinal, seguiu a estratégia das rivais Audi e BMW, que também divulgaram recentemente a nacionalização de seus modelos. A Audi montará o A3 sedã e o utilitário Q3 no Paraná a partir de 2015, enquanto a BMW fabricará o crossover X1 em sua primeira fábrica brasileira, em construção em Araquari (SC).

VEJA TAMBÉM

Evolução: veja as sete gerações do Volkswagen Golf

Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.