Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após acordo com governo, rebelião no Paraná é encerrada

Detentos aguardam transferência de 28 homens para outras penitenciárias para libertar reféns

Cidades|Com Agência Brasil

Após mais de 48 horas, terminou nesta quarta-feira (15), a rebelião no PIG (Presídio Industrial de Guarapuava), segundo confirmou ao R7 a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Paraná. Uma coletiva com representantes da área de segurança do Estado será realizada nesta tarde para divulgar detalhes sobre o caso.

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná informou que os presos envolvidos no motim fecharam acordo com o governo estadual. 

Assista ao vídeo:

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o acordo, feito por volta das 9h30, determina a transferência de 28 homens para outras unidades prisionais do Estado e também de Santa Catarina. 

Publicidade

Os detentos estariam aguardando o início da transferência para libertar os nove agentes penitenciários e os sete presos mantidos reféns. Na noite de terça-feira (14), um agente penitenciário foi libertado com ferimentos leves e escoriações. Ele recebeu atendimento e já teve alta médica.

Rebelião no PR: presos apresentam lista com nomes de detentos para transferência

Publicidade

Em dez meses, foram registradas 21 rebeliões no PR e 43 agentes foram feitos reféns, diz sindicato

Rebelião em penitenciária de Guarapuava começou na última segunda-feira
Rebelião em penitenciária de Guarapuava começou na última segunda-feira Rebelião em penitenciária de Guarapuava começou na última segunda-feira

Com capacidade para abrigar 240 presos, a Penitenciária Industrial de Guarapuava abriga 239 detentos. O motim começou por volta das 11h30 da última segunda-feira (13), quando parte dos apenados era conduzida para um canteiro de trabalho no interior do presídio.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, esta é a 21ª rebelião no sistema penitenciário paranaense, desde dezembro de 2013. A assessoria da secretaria, contudo, ponderou que parte desses episódios foi motim menos graves que rebeliões, pois não há registro de consequências graves, como agentes e presos feridos com gravidade ou danos estruturais às unidades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.