Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros alegam dificuldade em atender nova lei de incêndio após tragédia da Kiss no RS

Governo quer um agente em eventos acima de 200 pessoas; prefeituras alegam falta de verba

Cidades|Do R7, com Rede Record

Mercado Municipal de Porto Alegre foi alvo de incêndio neste ano
Mercado Municipal de Porto Alegre foi alvo de incêndio neste ano Mercado Municipal de Porto Alegre foi alvo de incêndio neste ano

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul alegou não ter condições financeiras para atender a nova lei de incêndio do Estado, determinada após o incêndio na boate Kiss que deixou 242 mortos, em Santa Maria. Segundo a nova norma, todos os eventos com mais de 200 convidados precisam ser acompanhados por um bombeiro pessoalmente.

As prefeituras se reuniram e fizeram a proposta de disponibilizar um agente nos eventos acima de 400 pessoas por uma questão de estrutura, mas não houve acordo. Outra proposta das prefeituras é de que as empresas organizadoras das festas tenham no quadro de funcionários uma pessoa capacitada para combater incêndios atuando como brigadistas.

Além do incêndio na Kiss, outra casa noturna e o mercado municipal de Porto Alegre também pegaram fogo, mas somente o primeiro fez vítimas.

O governo deu um prazo de cinco anos para que estabelecimentos, escolas e departamentos públicos se adequem a nova lei. 

Publicidade

Incêndio

O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro.

Publicidade

O fogo começou porque, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um dos integrantes acendeu um artefato pirotécnico — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se espalharam em poucos minutos.

A casa noturna estava cheia na hora em que o fogo começou, com cerca de mil pessoas. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os donos não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da boate estava vencido desde agosto de 2012, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Dois músicos e dois donos da casa noturna chegaram a ser presos, mas respondem ao processo em liberdade. No mês passado, a Justiça determinou a limpeza e descontaminação da boate para avaliar se é possível realizar uma reconstituição do incêndio. A boate ainda está lacrada com tapumes. A Brigada Militar disponibiliza ao menos um policial para fazer a segurança na boate 24 horas por dia para preservar o local até que a Justiça determine a liberação.

Veja a cobertura completa da tragédia na boate Kiss

STJ decide manter soltos acusados pelo incêndio na boate Kiss

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.