Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com onda de ataques, escolas estaduais de Florianópolis suspendem aulas noturnas na sexta-feira

Restrição nos horários dos ônibus foi motivo para decisão

Cidades|Do R7

Com a circulação de ônibus em horário reduzido na cidade de Florianópolis por causa da onda de ataques, a Secretaria de Educação de Santa Catarina decidiu, nesta quinta-feira (14), suspender as aulas noturnas na sexta-feira (15).

Em uma assembleia realizada nesta quinta-feira (14), motoristas e cobradores decidiram que os ônibus vão circular na capital entre 7h e 19h a partir de sexta-feira. O horário de circulação já estava reduzido de 0h para 22h por causa da violência.

A pasta não informou, no entanto, se deve manter a suspensão na próxima semana. As autoridades ainda não têm um prazo para o restabelecimento da circulação das frotas na capital e na região metropolitana, que depende de uma reunião na sexta-feira.

Uma semana após recusar apoio da Força Nacional de Segurança, governador de SC volta atrás

Publicidade

Caminhão é incendiado em 15º dia de ataques em Santa Catarina

Há uma semana, a Prefeitura de Florianópolis alugou carros para que a Polícia Militar pudesse escoltar os ônibus de 14 linhas que ficaram suspensas por dois dias. No entanto, a medida não evitou que outros coletivos voltassem a ser queimados na cidade.

Publicidade

Onda de violência

Santa Catarina vive há 15 dias uma série de ataques criminosos. Dezenas de ônibus e outros veículos já foram incendiados, bases da PM e delegacias foram atacadas e até casas de agentes de segurança do Estado também foram alvo dos bandidos.

Publicidade

O motivo dos atentados teria relação com maus-tratos a detentos, assim como aconteceu em novembro. Um vídeo gravado em um presídio de Joinville mostrou presos sendo torturados por agentes penitenciários. O policiamento foi reforçado em todas as regiões.

O número de cidades em Santa Catarina que registraram ataques supostamente feitos por uma facção que atua no Estado já supera o verificado em 2012, ano em que a série de atentados começou. Em oito dias, foram registrados mais de 70 casos, a maioria deles ônibus incendiados.

As ocorrências

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, das 98 ocorrências registradas desde o dia 30 de janeiro, em 30 municípios catarinenses, 70 foram ataques e outros 27 atos de vandalismo. Foram presas 52 pessoas e 19 menores foram apreendidos. Um homem foi morto em confronto com policiais militares em Joinville. As forças de segurança pública apreenderam 13 litros de combustível, 600 quilos de dinamite, sete armas de fogo e dois artefatos explosivos, entre outros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.