Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Começa no Maranhão o julgamento dos acusados de matar o jornalista Décio Sá

Serão levados a júri popular 11 homens; eles temiam denúncias feitas pela vítima

Cidades|Da Agência Brasil

Jornalista foi morto em 2012; 12 pessoas foram acusadas do crime
Jornalista foi morto em 2012; 12 pessoas foram acusadas do crime Jornalista foi morto em 2012; 12 pessoas foram acusadas do crime

A Justiça do Maranhão começou nesta segunda-feira (3) a julgar os primeiros dos 11 acusados de matar, em abril de 2012, o jornalista e blogueiro Décio Sá. Acusados de homicídio e formação de quadrilha, Jhonathan de Sousa Silva e Marcos Bruno Silva de Oliveira estão sendo julgados em júri popular, previsto para durar até quarta-feira (5).

Em depoimento no ano passado, Jhonathan Silva chegou a confessar ter matado o jornalista e o empresário Fábio Brasil, em Teresina, um mês antes da morte de Décio Sá. Segundo Jhonathan, os dois crimes foram negociados com o empresário José Raimundo Alves Chaves Júnior, o Júnior Bolinha, acusado pelo Ministério Público do Maranhão de encomendar as mortes e alojar o pistoleiro antes dos assassinatos. Conforme as investigações, os acusados integravam um esquema de agiotagem, e Décio Sá pode ter sido morto porque a quadrilha temia as denúncias que ele publicava sobre o assassinato de Fábio Brasil.

Jhonathan Silva estava detido em um presídio federal de Campo Grande, de onde foi levado para São Luís, sob forte aparato policial federal. Oliveira, acusado de pilotar a moto em que Silva viajava como carona quando baleou Décio Sá, já estava preso na capital maranhense.

Polícia reforça investigações sobre morte de Décio Sá

Publicidade

O julgamento começou por volta das 8h30 (9h30 pelo horário de Brasília), com esquema especial montado para garantir a segurança do Fórum Desembargador Sarney Costa. O fórum estava lotado por pessoas próximas à vítima, aos réus e por estudantes de direito, além de jornalistas. Das 16 testemunhas selecionadas pela acusação e pela defesa, apenas 11 compareceram ao primeiro dia do julgamento. Com o aval do advogado de defesa e dos três promotores que atuam no caso, o juiz Osmar Gomes dos Santos, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, começou a ouvir as testemunhas. Segundo a assessoria do tribunal, três testemunhas já tinham sido ouvidas até o início da tarde.

Repórter de política de O Estado do Maranhão, da família do senador José Sarney (PMDB-AP), e responsável pelo Blog do Décio, um dos mais acessados do Estado, o jornalista Décio Sá foi morto com seis tiros de pistola 40, na noite de 23 de abril de 2012, em um restaurante da movimentada Avenida Litorânea.

Publicidade

Em agosto de 2012, o Ministério Público denunciou 12 pessoas pelo crime. Um ano depois, em agosto de 2013, foi anunciado que 11 dos 12 réus iriam a júri popular: além de Silva e Oliveira, foram pronunciados Shirliano Graciano de Oliveira, José Raimundo Sales Chaves Júnior, Elker Farias Veloso, Fábio Aurélio do Lago e Silva, Gláucio Alencar Pontes Carvalho, José de Alencar Miranda Carvalho, além dos policiais Fábio Aurélio Saraiva Silva, Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros.

Quanto ao décimo segundo denunciado, o advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro, o juiz Osmar Gomes concluiu que não havia indícios suficientes para comprovar participação no crime. Por isso, ele não será levado a júri.Mulher encontra ninhada de 15 jacarés dentro de casa em Manaus

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.