Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governador do RS diz que Estado se antecipou na adoção de medidas para reequilibrar contas

Sartori disse que calamidade financeira serve para que a população se conscientize da situação

Cidades|

"O Rio Grande do Sul começou muito cedo a fazer a sua arrumação da casa", disse Sartori
"O Rio Grande do Sul começou muito cedo a fazer a sua arrumação da casa", disse Sartori "O Rio Grande do Sul começou muito cedo a fazer a sua arrumação da casa", disse Sartori

Após decretar nesta terça-feira (22) calamidade financeira no Estado, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, disse nesta tarde que "se antecipou" ao adotar, desde 2015, medidas para tentar reequilibrar as contas.

— O Rio Grande do Sul começou muito cedo a fazer a sua arrumação da casa, desde o começo do ano passado, com transparência e com disposição do governo.

Questionado sobre a necessidade do decreto mesmo diante dessa "antecipação", Sartori respondeu: "Porque não tem dinheiro, filha."

O governador gaúcho disse ainda que o decreto serve para que a população tenha "consciência" da situação do Estado. Mesmo assim, Sartori destacou em mais de um momento o gesto do governo.

Publicidade

— Quando começamos nosso processo [de ajuste], muitos achavam que era brincadeira. Hoje estão percebendo que não. Nós nos adiantamos, o que fizemos antes melhorou.

Sartori decreta "estado de calamidade financeira" no Rio Grande do Sul

Publicidade

Por outro lado, Sartori reconhece que ainda precisa "ajeitar a situação" para que os salários sejam pagos em dia. No fim do mês passado, a administração gaúcha anunciou o 9º parcelamento.

— Nós no Rio Grande do Sul, sem ajuda do governo federal, não teremos condição de fazer ajuste.

O governador disse ainda que os secretários de Fazenda propuseram a criação de um programa emergencial por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas a proposta foi considerada inviável pela equipe econômica do governo de Michel Temer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.