‘Problema a ser tratado no âmbito ministerial’, diz especialista sobre segurança pública
Lula condiciona recriação da pasta à aprovação da PEC da Segurança no Senado
Cidades|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo federal lançou nesta terça-feira (12) o Programa Brasil Contra o Crime Organizado, um plano que prevê a desarticulação das estruturas econômicas, operacionais e territoriais que sustentam as organizações criminosas. Em entrevista ao Conexão Record News, o professor Leandro Piquet, coordenador da Escola de Segurança Multidimensional da USP, elogia a iniciativa e destaca que o texto conseguiu contemplar os principais eixos de enfrentamento ao problema.
Como o processo de expansão das facções criminosas depende do sistema prisional, o especialista entende que os investimentos em inteligência e gestão foram bem tratados. Ele ressalta o reconhecimento de instituições como a Receita Federal, dada a importância de asfixiar financeiramente o crime.
Veja Também
“O processo de lógica de trabalho entre agências está presente na proposta do governo, então, eu acho que, de uma maneira geral, o programa tem uma consistência que vale ser destacada”, pontua Piquet, ao defender também a recriação de um Ministério da Segurança Pública, separado da Justiça. Em entrevista coletiva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu a volta da pasta se a PEC da Segurança for aprovada no Senado.
“Vai fazer diferença, vai ajudar a coordenar, vai dar foco ao problema da segurança pública, que, além do crime organizado, tem uma pauta gigante ligada à questão do trabalho policial, da coordenação entre entes federativos. A pauta é muito extensa e, hoje, o secretário nacional de segurança pública desempenha essa função, mas eu acho que o problema tem a dimensão de um problema a ser tratado no âmbito ministerial”, conclui.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!
















