Ministério da Justiça anuncia pacote de medidas contra crise no Maranhão
Governadora disse que vai investir R$ 131 milhões no sistema penitenciário
Cidades|Do R7, com Rede Record
O Ministro da Justiça anunciou, nesta quinta-feira (9), um plano de apoio ao Maranhão, que passa por uma crise na segurança pública. José Eduardo Cardozo esteve reunido nesta tarde com a governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB).
Entre as principais ações está a remoção dos presos considerados líderes de facções criminosas, medida que já havia sido divulgada nesta semana. O ministro, no entanto, quando e quem será levado às penitenciárias federais.
Um mutirão da Defensoria Pública também vai ser montado para analisar e agilizar a situação dos presos. Serão revistos processos e eventuais benefícios para aliviar a superlotação das cadeias.
Em meio a crise, Roseana adia compra de lagostas
A atuação da Força Nacional de Segurança, presente no Estado desde outubro de 2013, passará às ruas de São Luís e da região metropolitana. Atualmente, os agentes policiam apenas o Complexo Penitenciário de Pedrinhas — local onde 62 detentos foram assassinados desde o começo do ano passado.
Roseana Sarney também disse que o Estado vai investir R$ 131 milhões para o reaparelhamento do sistema penitenciário. A verba será usada para a construção de novas unidades prisionais e reforma das já existentes.
Segundo a governadora, a meta é, até o dezembro deste ano, abrir 2.800 novas vagas em cadeias do Estado.
Maranhão teria de dobrar vagas para acomodar todos os detentos
Receba no celular as notícias que mais te interessam peloR7 Torpedo