RS: número de pessoas fora de casa por casa das chuvas supera 20,4 mil
Quantidade de cidades afetadas continua a mesma: 127; destas, 78 decretaram emergência
Cidades|Do R7, com Fala Brasil
O número de pessoas fora de casa por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 20.436, segundo boletim divulgado às 7h desta segunda-feira (7) pela Defesa Civil do Estado. Destas, 1.768 estão desabrigadas (em abrigos públicos) e 18.668, desalojados (em casas de parentes e amigos).
A quantidade cidades gaúchas afetadas pelas cheias dos rios continua a mesma: 127. Destas, 78 decretaram situação de emergência e duas, calamidade pública. Itaqui, Uruguaiana e São Borja são os municípios com maior número de moradores prejudicados.
As chuvas já provocaram duas mortes, uma em Arroio do Tigre e outra em Jacutinga. Uma jovem de 23 anos continua desaparecida.
Chuvas no RS: cerca de 20 mil pessoas são obrigadas a sair de casa
Dilma anuncia apoio para reconstrução de cidades atingidas pelas chuvas no RS
Apesar da chuva ter dado uma trégua em algumas regiões, há 13 estradas com bloqueios totais ou parciais em todo Estado. A frente fria que vinha provocando as fortes chuvas já está se afastando e o tempo deve se manter firme.
Previsão do tempo
Baseado na previsão do tempo estendida por cinco dias, divulgada no sábado (5) pelo Departamento de Recursos Hídricos do estado, o nível do Rio Uruguai na Região de Uruguaiana subiria no sábado. Em São Borja o nível baixaria gradativamente a partir do sábado, e em Itaqui e Uruguaiana ano domingo (6). Assim, a previsão indica retorno ao padrão normal entre a terça (8) e quarta-feira (9).