Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trabalhadores protestam em todo o País contra PEC do Teto dos gastos

Os manifestantes são contrários ainda à reforma da Previdência e a MP do Ensino Médio

Cidades|Da Agência Brasil, com Estadão Conteúdo

Em São Paulo, grupo bloqueou a via Dutra nesta manhã
Em São Paulo, grupo bloqueou a via Dutra nesta manhã Em São Paulo, grupo bloqueou a via Dutra nesta manhã

Servidores públicos e trabalhadores de diversas categorias fazem nesta sexta-feira (11) paralisações em várias cidades do país contra “a retirada de direitos” da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55 e outras medidas do governo de Michel Temer. O movimento foi convocado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), por outras entidades sindicais e por movimentos sociais.

A proposta que tramita no Senado determina que, nos próximos 20 anos, o governo federal só poderá gastar o mesmo valor do ano anterior corrigido pela inflação.

“Em todo o Brasil diversas categorias estão em greve neste momento interrompendo a atividade, os serviços e a produção. Estamos organizando essa greve geral em razão do retrocesso que está sendo imposto pelo governo federal, representado pela PEC 55, que foi aprovada na Câmara como PEC 241, que congela os investimentos em educação, saúde e áreas sociais. Essa e várias outras questões que estão sendo conduzidas pelo governo que são um retrocesso para a classe trabalhadora”, disse o secretário-geral da CUT do Distrito Federal, Rodrigo Rodrigues.

O governo federal alega que a PEC não reduzirá os repasses para educação e que o ajuste fiscal é necessário em um contexto de crise econômica.

Publicidade

Os manifestantes são contrários ainda à reforma da Previdência, que aumenta a idade mínima da aposentadoria para 65 anos, tanto de mulheres quanto de homens, e as reformas tributária e trabalhista. A Medida Provisória de reformulação do ensino médio e a "entrega do petróleo do pré-sal a empresas estrangeiras” também motivou os protestos.

No Distrito Federal, os manifestantes se concentraram em frente ao Ministério da Educação. Segundo Rodrigues, não há intenção de fazer audiências ou negociações com representantes do governo.

Publicidade

“Não há diálogo quando se tem um golpe, não há diálogo com os setores da sociedade. Continuaremos fazendo manifestações até que os retrocessos sejam revertidos”, disse o secretário da CUT-DF.

Pelo país

Publicidade

São Paulo: Os protestos contra a PEC do Teto aconteceram em diversas rodovias da capital e do interior paulista. Os manifestantes também bloquearam um terminal de ônibua. Por volta das 12h30, apenas a Régis Bittencourt continuava bloqueada no km 281, no sentido Sul, reflexo de manifestação.

Pernambuco: Mais de 600 professores da Rede Estadual contrários a PEC 241 fizeram um protesto na BR 232 no km 88, na cidade de Gravata Agreste de Pernambuco. O protesto teve inicio às 7h e o bloqueio foi encerrado às 10h.

Bahia: Grupo de trabalhadores e sindicalistas realizou ato na região do Shopping da Bahia, na avenida ACM, em Salvador. Por causa da manifestação, o trânsito está congestionado. A lentidão atinge a Bonocô, a Rótula do Abacaxi, o início da BR-324 e a Lucaia. Policiais militares acompanham o ato, que reúne centenas de pessoas.

Rio Grande do Sul: Estudantes que ocupam a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) realizaram protesto na manhã desta sexta-feira contra a reforma do Ensino Médio e à Proposta de Emenda à Constituição. Policiais do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar utilizaram bombas de gás lacrimogêneo para liberar a Avenida Ipiranga.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.