Logo R7.com
RecordPlus

Após três meses de cortes, Brasil abre 19.282 vagas de trabalho com carteira assinada em março, diz Caged

Resultado supera o mesmo mês do ano passado e contraria as expectativas

Economia|Do R7, com Reuters

  • Google News
Resultado positivo na geração de empregos surge após três meses seguidos de demissões
Resultado positivo na geração de empregos surge após três meses seguidos de demissões

Após três meses marcados pelo fechamento de postos no mercado de trabalho, o Brasil abriu 19.282 vagas formais de trabalho ao longo do mês de março. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho).

O resultado superou a abertura de 13.117 postos no mesmo mês do ano passado, com um resultado que surpreendeu as expectativas do mercado.


Apesar do resultado positivo de março, a geração de empregos segue em baixa no acumulado do ano. Nos primeiros três meses verificou-se queda de 50.354 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, ocorreu a redução de 48.678 empregos.

Profissões para quem não quer se estressar pagam até R$ 37 mil por mês


O resultado positivo na geração de empregos surge após três meses seguidos de demissões. Em fevereiro, os cortes de 2.415 postos de trabalho levaram ao pior resultado para o mês desde 1999. Já em janeiro, o número de vagas fechadas somou 81.774. Ao longo do mês de dezembro, houve o fechamento líquido de 555.508 vagas formais.

Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná foram os principais estados responsáveis pela expansão do emprego no mês de março, com a geração de, respectivamente, 12.907, 12.240 e 10.154 postos de trabalho com carteira assinada no período.


Setores

Os setores de serviços administrados e o comércio foram os principais responsáveis pela maior geração de empregos no mês passado. Assim como o índice geral, o varejo reverteu três meses consecutivos de demissões.


O ramo de serviços, por sua vez, respondeu pela geração 53.778 postos de trabalho, saldo superior ao ocorrido em março de 2014 (+ 37.453 postos) e fevereiro último (+ 52.261 postos).

Com cortes em oito ramos, a indústria de transformação caminhou na contramão dos outros setores e cortou 14.683 vagas de trabalho formais.

Confira 7 itens do currículo que aumentam as chances de uma entrevista

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.