Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuinte enfrenta lentidão para baixar programa de declaração do Imposto de Renda 2015 

Receita Federal diz que congestionamento foi causado por excesso de downloads

Economia|Do R7

Prazo para o envio dos rendimentos começou nesta segunda-feira
Prazo para o envio dos rendimentos começou nesta segunda-feira Prazo para o envio dos rendimentos começou nesta segunda-feira

Os internautas que tentaram fazer o download do programa de declaração do Imposto de Renda 2015 enfrentam dificuldade nesta segunda-feira (2).

De acordo com a Receita Federal, a lentidão no sistema foi causada pelo excesso de usuários na página do órgão, alcançando um pico de congestionamento no meio da manhã.

No entanto, a Receita explicou que o portal não apresenta problemas técnicos e que o sistema deve ser normalizado ao longo do dia.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

O prazo para o envio dos rendimentos começou oficialmente nesta segunda-feira com a liberação dos programas de declaração e envio do IR 2015 (Imposto de Renda de Pessoa Física) às 8h.

Neste ano, a Receita decidiu liberar os programas no mesmo dia em que já começa a receber o documento.

Publicidade

Baixe aqui os programas da declaração do IR

O documento deverá ser entregue no período de 2 de março a 30 de abril pela internet. Está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física residente no Brasil que, em 2014, recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 — ou R$ 2.401 por mês.

Publicidade

Segundo as regras, é proibido que um mesmo contribuinte conste simultaneamente em mais de uma declaração, seja como titular ou dependente, exceto nos casos de alteração na relação de dependência ocorrida em 2014.

A Receita Federal espera receber neste ano 27,5 milhões de declarações do IR, pouco mais que as 26,8 milhões recebidas em 2014. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.