Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuintes podem aproveitar feriado para enviar a declaração do IR. Prazo acaba em 13 dias

Prazo para entregar documento e acertar as contas com o Leão acaba em 30 de abril

Economia|Joyce Carla, do R7

Menos da metade dos contribuintes entregaram a declaração
Menos da metade dos contribuintes entregaram a declaração Menos da metade dos contribuintes entregaram a declaração

Os contribuintes que ainda não enviaram a declaração de IR (Imposto de Renda) deste ano devem aproveitar o feriadão prolongado para acertar as contas com o Leão. O prazo para a entrega o documento sem pagar multa acaba no dia 30 deste mês. Depois disso, os contribuintes atrasados terão que pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74.

A Receita Federal espera receber 27 milhões de documentos este ano e, até o dia 14 deste mês, mais de 9 milhões e 927 mil declarações já haviam sido enviadas. Isso representa 36,76% do total aguardado.

Quem está obrigado a declarar a renda deve se apressar, já que deixar para a última hora faz com que a grana da restituição demore a cair.

Além disso, a enxurrada de declarações nos últimos dias pode gerar instabilidade no sistema da Receita Federal. Saiba aqui se você está obrigado a declarar.

Publicidade

Receita divulga calendário de restituição do Imposto de Renda 2014

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

A declaração deve ser apresentada pela internet, mediante a utilização do Programa Gerador de Declaração, disponível no site da Receita na internet, ou pelo m-IRPF (por meio dos dispositivos móveis smartphones e tablets).

De acordo com o diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, Silvinei Toffanin, os contribuintes cometem quase sempre os mesmos erros e, por isso, acabam caindo na malha fina. Enganar a Receita para receber mais restituição pode levar à malha fina.

Publicidade

— De nada vale se antecipar na organização dos recibos e comprovantes para a realização da declaração, se não estiver certo dos demais cuidados necessários na hora de preencher o formulário.

Envie as suas dúvidas sobre a declaração do IR para o R7

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.