Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incerteza na economia atinge menor nível desde janeiro de 2020

Recuo coloca o indicador em nível inferior ao dos piores momentos da crise, mas ainda elevado em termos históricos

Economia|Do R7

Incerteza da Economia figura aos 114,9 pontos
Incerteza da Economia figura aos 114,9 pontos Incerteza da Economia figura aos 114,9 pontos

O IIE-Br (Indicador de Incerteza da Economia) recuou 6,4 pontos em abril, para 114,9 pontos, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas). Trata-se do menor nível desde janeiro de 2020 (112,9 pontos), período anterior à pandemia de Covid-19 no país.

Anna Carolina Gouveia, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), explica que o indicador figura em um nível bastante inferior ao dos piores momentos da crise, mas ainda elevado em termos históricos.

"A convergência a este patamar ocorre exatamente dois anos após o pior momento da crise, e reflete em grande medida a sensação de que a pandemia estaria sob controle. Mas a queda na margem também foi influenciada por uma visão menos pessimista em relação ao impacto potencial de curto prazo do conflito entre Rússia e Ucrânia", explica ela.

Anna avalia que a tendência do indicador para os próximos meses dependerá da continuidade da sensação de retorno à normalidade pré-pandemia e dos desdobramentos das tensões geopolíticas. "Seguirão também no radar nos próximos meses fatores como a inflação e as eleições presidenciais", afirma a pesquisadora.

Os dois componentes do Indicador de Incerteza caminharam em sentidos opostos em abril. Enquanro o fator mídia caiu 8,3 pontos, para 113,6 pontos, menor nível desde fevereiro de 2020 (113 pontos), as expectativas subiram 3,8 pontos, para 114 pontos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.