Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo índice do IBGE mostra taxa de desemprego maior no 2º trimestre de 2013

PNAD Contínua aponta taxa de desocupação de 7,4% no período; PME havia marcado 6%

Economia|Do R7

Nova PNAD Contínua vai atualizar dados a cada trimestre
Nova PNAD Contínua vai atualizar dados a cada trimestre Nova PNAD Contínua vai atualizar dados a cada trimestre

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (17) uma nova série de pesquisas sobre o mercado de trabalho no Brasil. Mais abrangente e com nova metodologia, a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua aponta taxa de desemprego de 7,4% no segundo trimestre de 2013, acima dos 6% que haviam sido registrados pela PME (Pesquisa Mensal de Emprego) em junho do ano passado.

A PNAD Contínua vai substituir a PME e a PNAD anual, potencializando os resultados produzidos por ambas, segundo o IBGE. Em relação à PME, o novo índice agrega a cobertura do território nacional. Já em relação à PNAD, a disponibilização de informações sobre trabalho com mais frequência (em vez de um ano, a taxa será divulgada a cada três meses) vai permitir a análise conjuntural do tema.

Ministério da Fazenda reforça discurso de aperto nos gastos

O novo índice propicia uma cobertura territorial mais abrangente. A cada trimestre, a PNAD Contínua vai investigar 211.344 domicílios em aproximadamente 16.000 setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios – a PNAD anual visita 1.100 municípios ao ano. 

Publicidade

Os dados divulgados nesta sexta trazem informações sobre os quatro trimestres de 2012 e os dois primeiros trimestres de 2013. Os demais resultados serão divulgados até dezembro de 2014, informa o IBGE. 

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.