Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para evitar armadilhas na Black Friday, pesquisa de preços deve começar já

Para especialistas, prática de mascarar os preços não deve ser adotada pelos lojistas neste ano

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Prática de enganar consumidores fez com o que a Black Friday brasileira recebesse o apelido de “Black Fraude”
Prática de enganar consumidores fez com o que a Black Friday brasileira recebesse o apelido de “Black Fraude” Prática de enganar consumidores fez com o que a Black Friday brasileira recebesse o apelido de “Black Fraude”

Os consumidores interessados em fazer um bom negócio no próximo dia 28 de novembro, durante a Black Friday — tradicional evento de descontos com origem nos Estados Unidos — devem começar a pesquisar preços o quanto antes, de acordo com especialistas e varejistas.

Nas edições anteriores do evento, diversas ofertas de sites brasileiros foram enganosas e os preços acabaram sendo mais altos do que o praticado nos dias que antecederam a ação promocional. A prática enganosa fez com o que a data recebesse o apelido de “Black Fraude” pela revista norte-americana Forbes.

Para o diretor de vendas da NeoAssist, Albert Deweik, o consumidor que já tem um determinado produto em mente já pode iniciar a pesquisa de preço em diferentes lojas para não cair em armadilhas. No entanto, ele diz acreditar que essa prática não será utilizada nesta edição da Black Friday.

— Era muito comum no passado a empresa subir 100% o preço do produto e, depois, descontar 50% daquele valor. (...) Agora, as empresas não estão mais fazendo isso. Elas observaram que o principal objetivo da Black Friday é atrair um cliente novo para o resto da vida.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Além de indicar o mapeamento prévio de preços para fazer um bom negócio, o presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), Maurício Salvador, alerta os consumidores para ficarem atentos. Segundo ele, as ofertas com desconto mais expressivo são limitadas.

Publicidade

— Se o consumidor está de olho em uma televisão, ele tem que ficar atento ao site, porque pode ser que a loja coloque [por exemplo] só duas no Black Friday, não o estoque inteiro.

De acordo com Leandro Cosas, CEO de um site de vendas especializado em moda masculina, a Cueca Store, os brasileiros estão mais cautelosos na hora de comprar. Segundo ele, as empresas que têm a intenção de maquiar os preços aumentam os valores dos produtos algumas semanas antes para, depois, dar o desconto.

Publicidade

— Como é um evento relativamente novo, de uns dois anos pra cá o pessoal começou a perceber que isso [maquiagem de preços] começou a acontecer.

Intenção de compra

Os celulares e smartphones lideram a lista de intenção de compra para a Black Friday deste ano, segundo pesquisa realizada pelo site Mercado Livre. De acordo com o levantamento, 45% dos brasileiros pretendem adquirir produtos eletrônicos na data.

Os itens de moda aparecem na segunda posição do ranking. Na sequência estão as TVs LCD ou LED, eletrodomésticos (24%) e os notebooks (23%).

Cosas, que atua no setor de moda masculina, espera superar o faturamento obtido na edição anterior do evento.

— Hoje em dia, os itens da moda estão entre os mais vendidos. Talvez não em valores absolutos, porque o valor dos produtos eletrônicos é muito maior.

A pesquisa indica ainda que 30% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais de R$ 500 durante o evento. Outros 28% decidirão o valor a ser gasto na própria data da promoção. Esses consumidores estão motivados a comprar na Black Friday, principalmente, pelo percentual de desconto (52%), pela opção de frete grátis (31%) e a possibilidade de parcelamento sem juros (16%).

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.