Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pilotos e comissários decidem entrar em greve a partir da próxima quarta-feira

Categoria recusou proposta de reajuste salarial das companhias aéreas

Economia|Do R7

Paralisação de duas horas vai afetar 12 aeroportos
Paralisação de duas horas vai afetar 12 aeroportos Paralisação de duas horas vai afetar 12 aeroportos

Às vésperas do feriadão de Carnaval, pilotos e comissários de bordo decidiram que a categoria vai entrar em greve em todo o País, a partir da próxima quarta-feira (3). Em assembleia nesta sexta-feira (29), os aeronautas recusaram a proposta de reajuste salarial das companhias aéreas e aprovaram a paralisação.

Os trabalhadores optaram por parar parcialmente os trabalhos, das 6h às 8h, em 12 aeroportos de todo o País (Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza).

A categoria não aceitou a proposta das empresas de fracionar o reajuste salarial (3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro). Eles exigem uma única parcela do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que, conforme da data-base dos aeronautas, ficou acumulado em 10,97% no ano passado. 

Nos próximos dias, deverá ser agendada uma audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) para procurar uma saída. Caso os trabalhadores não aceitem, o caso irá para julgamento.

Publicidade

Ontem, em entrevista ao R7, o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Adriano Castanho, já havia adiantado que dificilmente os trabalhadores aceitariam a proposta dos patrões.

— Nós fizemos um cálculo que cada aeronauta vai perder 95% de um salário neste ano. A categoria já admitiu falar em simplesmente o INPC. Não se fala mais em ganho real. Então, não tem como abrir mão do reajuste que seja a reposição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.