Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Promoções e Black Friday incentivaram alta nas vendas no varejo, diz IBGE

Comércio registrou alta de 2% no mês de novembro em comparação à outubro de 2016

Economia|

Supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos
Supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos Supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos

As promoções de novembro, especialmente a Black Friday, impulsionaram as vendas no varejo em relação ao mês anterior, num movimento de antecipação de compras para o Natal. No entanto a alta de 2,0% no volume vendido no período não altera a trajetória negativa do comércio varejista, avaliou a coordenadora da Pesquisa Mensal de Comércio Isabella Nunes, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

— Resultado do varejo é bom, mas pontualmente. É um resultado positivo, mas não reverte a trajetória negativa que o varejo vem mostrando já há algum tempo.

As atividades que mais influenciaram o avanço no varejo em novembro foram impulsionadas pela Black Friday, como supermercados, eletrodomésticos, lojas de departamento, e equipamentos para informática e comunicação. A coordenadora da pesquisa explica que mesmo os supermercados não necessariamente venderam apenas alimentos, mas também equipamentos eletrônicos.

Leia mais notícias sobre Economia

Publicidade

— O supermercado também tem outras gamas de produtos, mais variada, que envolvem eletrônicos e eletrodomésticos, que são bastante demandados nessa Black Friday. 

Apesar da melhora em novembro, as vendas no varejo ainda estão 11,8% abaixo do patamar mais alto, registrado em novembro de 2014. Já no varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, o volume vendido está 22,1% abaixo do patamar mais elevado, alcançado em agosto de 2012.

— O varejo não se recupera em relação ao ano anterior em nenhuma atividade. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.