Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relação entre o preço do etanol e da gasolina é a menor desde 2010

Com a relação de 60,79%, o uso do etanol passa a ser mais vantajoso para os motoristas

Economia|

Uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor da gasolina-
Uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor da gasolina- Uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor da gasolina-

A relação entre o preço do etanol e o da gasolina na segunda semana de agosto atingiu 60,79%, informou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O patamar é o mais baixo para o período desde 2010, quando ficou em 57,43%. Na semana passada, a relação havia sido de 61,68% e na segunda semana de agosto de 2014, de 65,37%.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina.

A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder da gasolina. Com a relação entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Segundo o economista André Chagas, que coordena o IPC-Fipe, os preços do etanol recuam em ritmo muito mais forte do que os da gasolina, resultando uma relação cada vez mais favorável para o uso do derivado de cana.

— Mesmo porque o preço da gasolina só está caindo por causa do etanol, em razão da mistura.

Publicidade

Na segunda semana do mês, o etanol teve deflação de 1,42% e a gasolina, de 0,53%.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.