Valdir Simão assumirá Ministério do Planejamento
Ministro da CGU será direcionado ao cargo de Nelson Barbosa, que assumirá a Fazenda
Economia|Do R7, com Reuters
O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Valdir Simão, será o novo ministro do Planejamento no lugar de Nelson Barbosa, disse nesta sexta-feira (18) uma fonte do Palácio do Planalto.
Barbosa, por sua vez, assumirá o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy, que deixa o cargo após embates com o governo e com o próprio Barbosa.
O último embate entre os dois aconteceu nos últimos dias, para a definição da meta de superávit primário de 2016. Enquanto Nelson queria reduzir o objetivo e abrir a possibilidade de abatimento — que, na prática, zeraria a meta —, Levy defendia que ela não deveria ser mexida.
Relembre a trajetória de Joaquim Levy à frente do Ministério da Fazenda
Valdir Simão
À frente da CGU desde janeiro de 2015, Valdir Moysés Simão possui Master em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha) e graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (São Paulo).
Simão iniciou sua carreira no serviço público em 1987, como auditor-fiscal da Receita Federal. No ano de 2000, foi superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social no Estado de São Paulo. No período de agosto de 2000 a março de 2003, foi diretor da receita previdenciária do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
De agosto de 2005 a abril de 2007, Simão foi presidente do Instituto Nacional do Seguro Social. Entre 2007 e 2008, atuou como secretário-adjunto da Receita Federal do Brasil e assessor especial do Ministério da Previdência Social.
Em dezembro de 2008 assumiu novamente a Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social onde permaneceu até 2010. No ano de 2011, foi secretário de estado da Fazenda do Distrito Federal.
De 2011 a 2013, o ministro foi secretário-executivo do Ministério do Turismo. Em seguida, atuou como assessor especial do Gabinete Pessoal da Presidente da República, e, em 2014, assumiu a Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República até ser convidado para o cargo de ministro-chefe da CGU.
Leia na íntegra o comunicado oficial do Palácio do Planalto:
"NOTA À IMPRENSA
A presidente Dilma Rousseff anunciou, hoje, dois nomes da equipe econômica do seu ministério.
Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Nelson Barbosa. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Valdir Moysés Simão.
A presidenta agradece a dedicação do ministro Joaquim Levy, que teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica, e deseja muito sucesso nos seus desafios futuros.
Assume interinamente, como Ministro Chefe da CGU, o Sr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar.
SIMP/Secom"