Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda? Confira taxas dos bancos e tire dúvidas

Contribuinte precisa checar a taxa de juros e se realmente precisa receber o dinheiro antes

Economia|Joyce Carla, do R7

Contribuintes devem utilizar o crédito apenas para cobrir despesas mais urgentes ou dívidas de custo maior
Contribuintes devem utilizar o crédito apenas para cobrir despesas mais urgentes ou dívidas de custo maior Contribuintes devem utilizar o crédito apenas para cobrir despesas mais urgentes ou dívidas de custo maior

Após o envio da declaração do IR (Imposto de Renda), o que os contribuintes têm a fazer é esperar o dinheiro da restituição cair na conta. A Receita Federal fará o pagamento em sete lotes, no período de junho a dezembro deste ano.

A ordem de pagamento dá prioridade a idosos e portadores de deficiência, física ou mental. Em seguida, vale a regra: quem enviou a declaração antes, recebe primeiro.

Por isso, muitos bancos oferecem a seus correntistas a possibilidade de antecipar o valor da restituição.

Mas os clientes devem ficar atentos aos juros cobrados e à real necessidade de ter esse dinheiro antes (confira ao final as taxas de juros dos principais bancos do País e os limites da antecipação).

Publicidade

Criança de dois anos receberá R$ 6.600 de restituição do IR

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

O diretor de empréstimos e financiamentos do Banco do Brasil, Edmar Casalatina, afirma que vale a pena antecipar a restituição quando é preciso cobrir despesas mais urgentes ou dívidas de custo maior.

— Em torno de 60% dos clientes que contrataram a antecipação do Imposto de Renda utilizaram o crédito para liquidar o saldo devedor do cheque especial.

Publicidade

Nesse caso, a tática é encerrar a dívida do cheque especal e fugir de seus altos juros.

O diretor-executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel José Ribeiro de Oliveira, reforça que a antecipação compensa quando o consumidor tem uma dívida mais cara, como as de cheque especial ou de cartão de crédito.

— Ou ainda se a dívida pode causar algum problema, como a dívida na escola das crianças que impossibilita a matrícula do ano seguinte.

Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, é fundamental negociar as contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas.

— O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só se faz com educação financeira.

Condições

Na maioria dos bancos, é preciso ser correntista e ter indicado a instituição para o depósito do pagamento feito pelo Leão. Os clientes que recebem salário no mesmo banco também conseguem valores maiores de limite de restituição.

A contratação depende de avaliação de crédito e de risco. Além disso, cada banco decide se a contratação pode ser feita apenas na agência de relacionamento do cliente ou se pode ser feita até mesmo pelo site do banco na internet.

Confira as opções a seguir.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.