Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venda de imóveis residenciais novos sobe 55% em setembro

Apesar da recuperação, o volume de negócios em 2014 está muito abaixo do verificado em 2013

Economia|

Em setembro, foram vendidos 2.787 imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo
Em setembro, foram vendidos 2.787 imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo Em setembro, foram vendidos 2.787 imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo

O mercado imobiliário na capital paulista deu sinais de recuperação em setembro, com elevação dos lançamentos e das vendas na comparação com agosto. No entanto, o volume de negócios em 2014 segue muito abaixo do verificado em 2013, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo).

Em setembro, foram vendidos 2.787 imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo, crescimento de 55,1% em relação a agosto e queda de 5,6% na comparação com setembro do ano passado.

No acumulado de janeiro a setembro de 2014, foram vendidas 14.374 unidades, queda de 43,8% em relação aos mesmos meses de 2013.

Os lançamentos de novos projetos residenciais em setembro somaram 4.018 unidades, alta de 90% em relação a agosto e alta de 35,6% ante setembro de 2013. Já no acumulado do ano, foram lançadas 18.367 unidades, queda de 15,4% em relação aos mesmos meses de 2013.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Cresce número de rescisões de contratos de imóveis comprados na planta

Publicidade

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

O terceiro trimestre representou 37% do total das unidades vendidas e 39% dos lançamentos no ano, sinalizando recuperação frente aos meses anteriores.

Publicidade

O setor tem sido afetado pelo baixo crescimento da economia brasileira, um quadro que foi agravado pelos feriados com Copa do Mundo e pelas incertezas causadas com período eleitoral, provocando adiamento dos negócios. No entanto, o Secovi-SP acredita que a pior fase do mercado imobiliário foi superada.

A velocidade de vendas — medida pela relação entre o total de unidades vendidas e o total lançado no período mais o estoque de períodos anteriores — foi de 11,1% em setembro. O patamar é o maior em todo o ano de 2014.

O período de Copa do Mundo esvaziou os estandes das incorporadoras em junho e julho, quando a velocidade de vendas ficou em 4,8% e 3,4%, respectivamente. Em agosto, houve uma pequena alta, chegando a 7,7%. No ano passado, os números foram bem maiores. Em 2013, a velocidade de vendas foi de 15,6% em setembro e 17,7% em agosto.

Apesar dos sinais de recuperação, o Secovi-SP mostra cautela em relação ao desempenho do setor daqui em diante, tendo em vista a necessidade de ajustes na economia brasileira e no próprio setor.

"Ainda é cedo para se analisar os efeitos da eleição presidencial no mercado imobiliário futuro. A presidente reeleita tem pela frente vários desafios", afirmou em nota o presidente do sindicato, Cláudio Bernardes.

Dentre os desafios, Bernardes citou adequação dos parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida, novos recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica para os empresários da construção.

A previsão do sindicato é de que o mercado imobiliário na cidade de São Paulo chegará ao fim de 2014 com um total de 24 mil unidades comercializadas e 26 mil unidades lançadas, evidenciando elevação dos estoques.

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.