Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após assumir Ministério da Educação, Cid Gomes quer implantar prova on-line no Enem 

Ele defende ainda a aplicação de mais de um exame por ano, aumentando chances de ingresso

Educação|Do R7

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, pretende propor à presidente Dilma Rousseff que o Enem seja realizado por meio de prova on-line. Gomes quer ainda desengavetar um projeto, apresentado em 2009, pelo ex-ministro Fernando Haddad, de aplicar mais de um exame a cada ano, aumentando as chances de ingresso no ensino superior. As informações são da Folha de S.Paulo.

De acordo com o jornal, a ideia é acabar com a realização da prova em um único fim de semana, criando uma janela de dias em que os alunos poderiam ir a locais credenciados para fazer o Enem. Ao invés de papel, o candidato usaria terminais de computadores, nos quais estariam disponíveis bancos de perguntas.

Segundo afirmou o ministro durante a entrevista, o aluno faria uma prova diferente, com escolha aleatória das questões, em um modelo semelhante ao SAT, utilizado nos Estados Unidos, que permite a aplicação de questões distintas simultaneamente.

Para viabilizar o modelo, seriam necessários um extenso banco de questões, que conforme o ministro, seria público, além de uma rede confiável para aplicar as provas. 

Publicidade

Inscrições para o ProUni começam no dia 26 de janeiro

Leia mais sobre Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.