Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Congresso da Unicamp debate dados sobre leitura no Brasil 

Evento organizado pela Unicamp acontece no próximo dia 22 

Educação|Do R7

  • Google News
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil tornou-se uma referência em termos do comportamento leitor no País
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil tornou-se uma referência em termos do comportamento leitor no País

O Cole (Congresso de Leitura do Brasil), promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no Estado de São Paulo, realiza a sua 19ª edição a partir do próximo dia 22.

Leia mais notícias de Educação no R7 


O tema de 2014 é Leituras sem Margens. A ideia é trabalhar, por meio de debates, a “margem da palavra”. É o que revela o coordenador do Cole, professor Antônio Carlos Rodrigues de Amorim.

— Pretendemos saber como interferir nessa realidade e como interpretá-la. Não sabemos se esse resultado está associado apenas a livros, já que temos leitores pela Internet. No Nordeste aumentou o número de leitores, mas que tipo de prática tem sido encorajada? Não sabemos. Apesar disso, os números são importantes porque fornecem um panorama da leitura.


Haverá um seminário sobre perspectivas da Leitura no Brasil. Em 2012, dados de Retratos da Leitura no Brasil, mostraram que aumentou o número de leitores no País, mas houve um descréscimo na quantidade de livros lidos.

Plano Nacional da Educação não tem conceitos claros sobre alfabetização, diz especialista 


A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil tornou-se uma referência em termos do comportamento leitor no País, desde o seu lançamento em 2001.

Os resultados do estudo foram amplamente divulgados e orientaram pesquisas, projetos e a implantação de políticas publicas do livro e da leitura no País. 


Programação

O congresso oferecerá mesas de delbate e palestras. Também acontece uma feira com publicações em ofertas e troca de livros. 

A feira contará com a apresentação do cartunista Laerte no dia 22, às 17h30, e da escritora Marina Colasanti no dia 24, às 16h30.

Neste ano, mais de 2.500 pessoas são esperadas para o evento. As inscrições, nositedo Cole, terminam no dia 11 de julho. Serão realizados quatro dias de evento, sendo que o último dia será dedicado totalmente à mostra de 50 minicursos.

O público-alvo do evento são professores universitários e da rede pública e privada, alunos de pós-graduação e interessados. Conheça aprogramaçãocompleta. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.