Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cursinhos gratuitos da USP estão com as inscrições abertas

MedEnsina e Cursinho da FEAUSP oferecem vagas a estudantes de baixa renda; inscrições vão até o mês de janeiro

Educação|Do R7

Sala de aula, repleta de estudantes, em cursinho preparatório
Sala de aula, repleta de estudantes, em cursinho preparatório Sala de aula, repleta de estudantes, em cursinho preparatório

Estão abertas até o mês de janeiro de 2022 as inscrições para o processo seletivo dos cursinhos MedEnsina e Cursinho da FEAUSP. Os dois são ligados a faculdades da USP (Universidade de São Paulo) e oferecem vagas a estudantes de baixa renda.

O MedEnsina foi criado por estudantes da Faculdade de Medicina da USP e atende alunos de escola pública ou bolsistas em escolas particulares que tenham concluído ou vão concluir em 2022 o ensino médio regular, EJA ou pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Leia também

As inscrições vão até o dia 18 de janeiro de 2022. Os interassados devem pagar uma taxa de R$ 27 para se inscreverem.

O processo seletivo tem cinco etapas: inscrição no site, prova de seleção, avaliação socioeconômica, entrevista e matrícula. A prova de conhecimentos gerais engloba o conteúdo do ensino médio, será realizada nos dias 22 e 23 de janeiro e tem peso de 20% sobre a nota de classificação do candidato.

Publicidade

Na avaliação socioeconômica, o candidato deve respender a um questionário com informações sobre renda, escolaridade e patrimônio. Essa etapa tem peso de 80% na nota de classificação do candidato.

Os 400 primeiros colocados na classificação são convocados para a entrevista presencial e os candidatos autodeclarados pretos e pardos passam por uma banca. Os 270 aprovados devem fazer a matrícula.

Publicidade

São ofertadas 270 vagas, distribuídas em quatro categorias: 43% das vagas são destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 4% a pessoas transgênero; 4% a pessoas com deficiência; e o restante se destina à classificação geral.

As inscrições para o Cursinho da FEAUSP estão abertas até o dia 26 de janeiro, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 28.

Publicidade

Na primeira etapa, além da inscrição no site, os candidatos devem responder a um questionário socioeconômico e redigir uma carta motivacional até o dia 4 de fevereiro. Os pré-aprovados devem acompanhar a divulgação do resultado, em 8 de fevereiro, pelas redes sociais do cursinho. Os selecionados para a segunda etapa terão que produzir uma redação de acordo com um tema determinado. 

O Cursinho da FEAUSP oferece turmas de semana (TSE), com aulas de segunda a sexta, das 12h50 às 18h30, e turmas aos sábados (TSA), das 8h às 18h30. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.