Greve da USP provoca cancelamento de consultas médicas em Bauru
Pacientes não foram informados da suspensão dos atendimentos devido à greve
Educação|Do R7, com São Paulo no Ar
Cerca de 400 pacientes foram surpreendidos com o cancelamento das consultas na clínica de fonoaudiologia da USP (Universidade de São Paulo) em Bauru, no interior de São Paulo. A clínica é coordenado por médicos e estudantes de fonoaudiologia.
Professor da USP doa salário a funcionários que tiveram ponto cortado
Segundo reportagem do programa São Paulo no Ar, funcionários da USP de Bauru não estão recebendo salários. Os servidores das universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e unicamp) estão em greve desde maio. No período, uma crise financeira nas três instituições foi anunciada em meados e levou as universidades a congelarem reajustes salariais neste ano.
Os grevistas na USP exigem reajuste salarial de 9,78% e mais investimentos para o ensino. Porém, no primeiro semestre de 2014, o comprometimento do orçamento da universidade com o pagamento dos seus mais 20.000 funcionários (entre docentes e técnico-administrativos) foi de 105,5% — total de R$ 2,27 bilhões, sendo que os recursos repassados pelo Estado à instituição no mesmo período atingiram apenas R$ 2,15 bilhões.
Nas últimas semana, funcionários têm aumentado piquetes e ações de greve para conseguir o aumento de salário. A reitoria da USP informou na última semana que vai comunicar à Justiça o fechamento dos portões da Cidade Universitária.
Assista ao vídeo: