Justiça autoriza reabertura do campus da USP na zona leste
A unidade ficou sete meses fechada após laudo atestar contaminação ambiental no solo
Educação|Do R7
A Justiça autorizou a reabertura da Each (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo), conhecida como USP Leste, nesta terça-feira (22).
Estudantes da USP Leste têm aula em banheiro de prédio provisório
A decisão acontece depois que uma carta foi encaminhada à diretoria da unidade no início da última semana, na qual o gerente do departamento de áreas contaminadas da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo), Elton Gloeden, recomenda a reabertura do campus interditado desde o dia 9 de janeiro.
Durante sete meses, cerca de 5 mil alunos tiveram que assistir aula em unidades provisórias na Unicid, Fatec (Faculdade de Tecnologia) e no campus da USP no Butantã, depois que a mesma Cetesb recomendou ao Ministério Público que solicitasse a suspensão das atividades na área. O pedido aconteceu porque o órgão atestou a presença de gás metano e outros poluentes no solo.
Descontaminação pode custar metade do valor da construção da USP Leste
Crise ambiental
Em 2011, a Each recebeu um depósito ilegal de 100 mil metros cúbicos de terra contaminada. Em meados de 2013, a Cetesb encaminhou à instituição um auto de infração questionando contaminação da área. A interdição da USP Leste foi efetuada por meio de decisão da Justiça proposta pelo Ministério Público Estadual.
Leia outras notícias sobre Educação no R7
Professores ligados a instituição informaram que com a liberação do campus, as aulas devem retornar normalmente no dia 11 de agosto.