Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Justiça suspende limite para reajuste de mensalidades do Fies

A decisão atende a um mandado de segurança da Federação Nacional das Escolas Particulares

Educação|Do R7

Cid Gomes estava autorizando acesso ao Fies apenas para alunos matriculados em instituições que corrigiram as mensalidades
Cid Gomes estava autorizando acesso ao Fies apenas para alunos matriculados em instituições que corrigiram as mensalidades

Uma decisão da 7ª Vara Cível da Justiça Federal de Brasília derrubou a trava imposta pelo MEC (Ministério da Educação) para reajuste das mensalidades de instituições de ensino superior participantes do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). A decisão atende a um mandado de segurança da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), que questionava o limite de reajuste imposto pelo governo para as mensalidades de faculdades que participam do programa.

MEC libera R$ 119 milhões para pagar mensalidades atrasadas do Pronatec 

Corte de verba do governo atinge federais

O Ministério da Educação, Cid Gomes, estava autorizando acesso ao Fies apenas para alunos matriculados em instituições que corrigiram as mensalidades este ano até o limite de 6,41%. Acima desse porcentual, o sistema travava automaticamente a matrícula.


A presidente da Fenep, Amábile Pacios, comemorou a decisão da Justiça Federal, que terá efeito imediato e garantirá o semestre para os alunos, mesmo sendo uma liminar.

Amábile contesta esse limite e explica que a lei que permite o reajuste das mensalidades escolares prevê que a correção pode acontecer, uma vez por ano, quando há aumento de custo e também melhorias pedagógicas.


— Cada universidade tem uma realidade diferente, uma planilha de custos e um reajuste necessário para sua saúde financeira.

O Ministério da Educação informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não foi notificado da decisão e que, quando for, irá recorrer.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.