MEC aplica penalidade a faculdade paranaense por irregularidade no ProUni
A instituição pode recorrer da decisão, no prazo de dez dias a partir da notificação
Educação|Da Agência Brasil
O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11) penalidade a ser aplicada à Faesp (Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná), instituição de ensino superior mantida pelo Instituto de Ensino Superior Anchieta. A faculdade foi denunciada por irregularidades no ProUni (Programa Universidade para Todos).
Segundo o MEC, foi instaurado processo administrativo para apurar a responsabilidade da instituição pelo descumprimento da legislação do programa e das condições estabelecidas no termo de adesão ao ProUni, em razão da não concessão dos descontos regulares na parcela da mensalidade paga pelos alunos bolsistas parciais do programa.
Dez anos de ProUni: cerca de 35% das bolsas ofertadas pelo programa não foram preenchidas
Conheça histórias de quem mudou de vida após entrar na universidade
A penalidade para a faculdade consiste no acréscimo de um quinto de bolsas a serem ofertadas no próximo processo seletivo do ProUni. A instituição pode recorrer da decisão, no prazo de dez dias, contados a partir do recebimento da notificação.
A faculdade informou que ainda não recebeu a notificação e não tem como firmar posicionamento sobre o processo. A instituição disse que tomará as providências cabíveis assim que receber a notificação.
O ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo, integrais ou parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005, ele oferece, em contrapartida, isenção de tributos às instituições que fazem adesão.