Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo ministro da Educação quer implementar Enem online no Brasil

Para Cid Gomes, prova pela internet evita fraudes e diminui gastos

Educação|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Durante a divulgação do balanço do Enem 2014, o ministro defendeu que a prova seja aplicada pela internet
Durante a divulgação do balanço do Enem 2014, o ministro defendeu que a prova seja aplicada pela internet Durante a divulgação do balanço do Enem 2014, o ministro defendeu que a prova seja aplicada pela internet

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou nesta terça-feira (13) que há condições técnicas no País para que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seja aplicado de forma online em todo o Brasil. Durante a divulgação do balanço do Enem 2014, em Brasília, o ministro defendeu que a prova seja aplicada pela internet para reduzir custos e evitar fraudes.

Enem 2014 já virou zoeira: veja memes sobre o resultado do exame

— O Enem online é uma necessidade para dar mais comodidade e conforto aos milhões de brasileiros que precisam e procuram fazer a prova. Hoje nós já temos tecnologias que permitem isso. Então, não faz sentido a gente montar um operação de guerra, ficar sujeito a todo tipo de sabotagem, ficar sujeito a todo tipo de fraudes para fazer uma prova em um só dia, na mesma hora, em todo Brasil. 

Atualmente, a prova do Enem é aplicada em único fim de semana no País todo. Os inscritos devem se deslocar até o local de prova e responder as questões, que são iguais para todos os participantes. No Enem 2014 foram mais de 17 mil locais de prova em 1.752 municípios.

Publicidade

Nota da redação do Enem cai quase 10% na comparação com as provas de 2013

A ideia do ministro Cid Gomes é criar um banco de questões, que ficariam disponíveis em centrais de prova durante o ano todo. Assim, os interessados em fazer o exame teriam que agendar um dia para ir e ia até o local determinado e responder as questões online.

Publicidade

A sugestão do ministro é que as provas para os estudantes concluintes do Ensino Médio sejam aplicadas em um período específico e determinado pelo Ministério da Educação. Já os outros participantes, que têm interesse na certificação ou no ProUni (Programa Universidade para Todos), por exemplo, ficariam livres para escolher em que época fazer o exame.

— Um grande banco de dados, com perguntas aferidas, testadas e disponibilizadas em terminais de forma aleatória para os alunos vai permitir que a gente possa, de forma concentrada, durante um mês ou 40 dias, fazer para os concluintes [do Ensino Médio]. E para os demais, que desejam rever a sua nota ou ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, fazer a qualquer momento. Fazer em qualquer dia, desde que tenha locais claramente definidos e seguros nas diversas cidades do País.

O ministro reconhece que está “chegando agora” no Ministério da Educação e que a ideia do Enem online ainda precisa ser discutida. No entanto, Cid Gomes deixou clara sua intenção de iniciar o debate sobre a viabilidade de mudar a estrutura de aplicação do exame ainda durante a sua gestão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.