Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pivô da 'Máfia da Merenda' falta a depoimento em CPI na Alesp

Presença de Cassio Chebabi era muita aguardada pelos parlamentares da oposição

Educação|

Comissão vai avaliar qual medida vai tomar
Comissão vai avaliar qual medida vai tomar Comissão vai avaliar qual medida vai tomar

Pivô da "Máfia da Merenda" em São Paulo, o ex-presidente da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) Cassio Chebabi faltou ao depoimento marcado para esta terça-feira (16), na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado São Paulo) para investigar o esquema de superfaturamento de contratos de alimentação escolar com o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e prefeituras paulistas, além do pagamento de propina de agentes públicos e políticos.

A presença de Chebabi era muita aguardada pelos parlamentares da oposição. Após ser preso pela Operação Alba Branca em janeiro deste ano, apontou em depoimento ao MPE (Ministério Público Estadual) e à Polícia Civil de Bebedouro, na região de Ribeirão Preto, o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB), e o deputado federal e ex-secretário estadual de Transportes Duarte Nogueira (PSDB) como beneficiários da propina paga pela Coaf. Ambos negam.

O presidente da CPI, Marcos Zerbini (PSDB), disse que a comissão ainda vai avaliar qual medida tomar em relação à falta de Chebabi a uma convocação da comissão. Em acordo de delação premiada com o MPE, Chebabi admitiu as fraudes em licitações para fornecimento de suco de laranja. Executivos e vendedores da cooperativa afirmam que ele foi o grande operador do esquema criminoso.

O executivo disse que Capez e Nogueira receberam uma propina de 10% sobre contratos da Coaf com a Secretaria de Estado da Educação no governo Alckmin, que assinou três negócios com a cooperativa no valor de R$ 13,5 milhões para fornecimento de suco de laranja.

Publicidade

Funcionários da Coaf dizem que foram coagidos a citar políticos em esquema

Ele cita ainda que o lobista Marcel Ferreira Júlio, filho do ex-deputado Leonel Júnior, e o vendedor da Coaf César Augusto Lopes Bertholino como operadores da máfia responsáveis pelos pagamentos de propina. Marcel Júlio também fez acordo para colaborar com as investigações.

Publicidade

Alunos de Etec recebem merenda com lagartixa em São Paulo

R7 experimenta "merenda de chefe" que será servida nas escolas de São Paulo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.