Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professores de história explicam o que é o nazismo e por que essa ideia é crime no Brasil

Polêmica ganhou destaque nos últimos dias nas redes sociais; ideologia matou milhares de judeus durante a Segunda Guerra

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Entrada do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau na Polônia
Entrada do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau na Polônia Entrada do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau na Polônia

A defesa da criação de um partido nazista no Brasil durante uma entrevista em um podcast causou polêmica nas redes sociais nos últimos dias. Para entender o que foi o nazismo e o por que é considerado crime no país, o R7 ouviu professores de história para explicar a ideologia que matou milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 

Os professores de história Gianpaolo Dorigo, do Curso Anglo, e Marcus Vinícius de Morais, do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), falam do impacto da ideologia na educação alemã do período nazista e como essas ideias ainda refletem nos dias atuais.

Para o professor Dorigo, a educação nazista expressava valores do regime autoritário de Adolf Hitler como o ensino da história a partir de critérios raciais e relacionados a uma visão idealizada do passado alemão., sem base científica.

Leia também

"Porém, se a pergunta for 'qual o impacto da ideologia nazista na educação atual', a reflexão ganha um pouco mais de sentido", explica. De acordo com o professor, o regime nazista previa uma educação fundada em uma "visão única, dogmática e não crítica, sem quaisquer visões alternativas ou correntes que contrariassem o discurso único" do Estado/Partido. "Em outras palavras, a ideologia nazista rejeitava a pluralidade de ideias e desconfiava do livre debate", esclarece.

Publicidade

Para o professor de história, atualmente, existem movimentos que pretendem policiar o ensino e controlar os conteúdos trabalhados na escola. "Mesmo não sendo claramente nazistas, esses movimentos expressam uma das práticas derivadas dessa ideologia."

O que foi o Nazismo?

Logo após a Primeira Guerra Mundial, o nazismo — oficialmente o nacional socialismo — surgiu associado ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães comandado por Adolf Hitler. É um movimento ideológico nacionalista radical, uma corrente que construiu um estado totalitário na Alemanha e foi principal fator para a Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

O professor de história Marcus Vinícius de Morais do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) esclarece que o fenômeno foi uma resposta múltipla às crises no pós-guerra. Com a destruição econômica da Alemanha e a perda na guerra, surge um sentimento de revolta entre os alemães, que culpavam o governo pela situação do país e exigiam mudanças drásticas.

Esse período foi marcado pela perseguição ao povo judeu e a construção de campos de concentração, onde milhares de pessoas foram mortas. Estima-se que tenham morrido mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto, nos campos de concentração e em trabalhos forçados.

Publicidade

No Brasil a apologia ao nazismo como o uso de símbolos como a suástica, a distribuição de emblemas ou fazer propaganda do regime é considerado crime e se enquadra na Lei 7.716/1989, com pena de prisão. Essa lei também é assegurada pela Constituição.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.