Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como funciona a arrecadação de dinheiro para o fundo da educação básica

Se um estado não atingir o valor nacional mínimo por aluno, o governo federal complementa

Educação|Do R7

No Brasil, os estados e seus municípios guardam de maneira automática 20% dos recursos de oito dos seus impostos (ICMS, IPI, IPVA, Desoneração das Exportações, ITCDM, FPE, FPM, ITR-Cota Municipal) em um tipo de poupança (o chamado Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Futuros presidentes têm que triplicar investimento em educação

Com a “poupança” cheia, cada estado define quanto será investido na educação de cada município, dividindo o dinheiro do fundo estadual pelo número de alunos matriculados nas redes públicas de ensino

O chamado valor mínimo do aluno por ano na escola deve ser igual ou maior ao custo do aluno estipulado pelo governo federal.

Publicidade

Se um estado não tiver na sua poupança o dinheiro necessário para atingir o valor nacional mínimo do aluno por ano, o governo federal deve complementar os recursos mensalmente e de maneira automática.

Para isso, a União também poupa dinheiro: o equivalente a, no mínimo, 10% da grana contida nos fundos estaduais é guardado pelo governo para garantir os repasses necessários. A grana guardada pela união e pelos estados forma um Fundeb nacional. É previsto que pelo menos 60% do fundo sejam utilizados para o pagamento do salário dos professores.

Atualmente, o custo mínimo do aluno do ensino fundamental na escola pública por ano é de R$ 2.285,57. Esse valor varia conforme a fase de ensino do estudante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.