Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sisu 2022: confira as dicas para mandar bem na hora da inscrição 

Professor dá sugestões sobre pontos importantes e ensina estratégias que o participante deve ter durante o período de inscrições

Educação|Alex Gonçalves, do R7*

Inscrições ocorrem entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site do programa
Inscrições ocorrem entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site do programa Inscrições ocorrem entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site do programa

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do MEC (Ministério da Educação) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. E para ajudar a conseguir a tão sonhada vaga, o professor de biologia do Stoodi, Rafael Lomazi dá dicas e estratégias para mandar bem no período de inscrições do Sisu 2022. Confira:

1. Cheque as instituições que deseja ingressar. Segundo Lomazi, uma dica importante para os alunos é que avaliem as instituições e como elas utilizam as notas do Sisu. Algumas diferenciam as grandes áreas com pesos, e outras avaliam uma média geral. "Suas notas podem favorecer sua entrada em alguma instituição dependendo da forma que ela avalia o sistema", explica.

2. Faça uma autoavaliação pessoal quanto ao histórico das notas de corte. O professor explica que as notas de corte oscilam de instituição para instituição e de ano a ano. "Entender como você se sairia, baseando-se nas notas de corte de anos anteriores, pode te ajudar a ter melhor noção para este ano e facilitar seu ingresso", avalia.

Publicidade

3. Não deixe de fazer simulações. Para o especialista, uma vez inscrito na data final do Sisu, não há como voltar e fazer novas escolhas. "Simular sua nota antecipadamente, te dá a possibilidade de ter uma visão de qual instituição você conseguiria ingressar", diz. "Não deixe de fazer várias simulações de seus interesses para que isso favoreça sua aprovação".

Ainda de acordo com o professor de biologia, o Sistema Sisu te dá a oportunidade e a facilidade do ingresso em diversas instituições de ensino do país, permitindo aos jovens a aprovação no curso dos sonhos, garantindo melhor desempenho e destaque no mercado. "Traçar estratégias em simuladores, como o Simulador do Stoodi, facilita ao aluno a conquista de sua vaga", conclui.

Publicidade

Sisu 2022

Pode fazer a inscrição no Sisu apenas o estudante que participou do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro. Inscrições ocorrem entre os dias 15 e 18 de fevereiro no site.

Neste primeiro semestre de 2022 são ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas são para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Publicidade

A consulta dessa oferta já está disponível na página do Sisu. Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições que aderiram ao Sisu.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.