Unesco recomenda gratuidade de uniformes e transporte escolar para universalizar ensino primário
Ainda existem 58 milhões de crianças fora das escolas em todo o mundo
Educação|Do R7
A Unesco (órgão da ONU para educação e cultura) recomendou nesta quarta-feira (8) que os governos ao redor do mundo cubram os gastos com uniformes e transporte escolar para facilitar o acesso de crianças ao ensino primário. O objetivo é que 100% das crianças sejam matriculadas.
A orientação foi feita após a divulgação do Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos 2015, documento que monitora há 15 anos os esforços dos países na área da educação.
Em 2000, durante o Fórum Mundial da Educação, a Unesco estabeleceu seis objetivos que deveriam ser alcançados até 2015: educação e cuidados na primeira infância; educação primária universal; habilidades para jovens e adultos; alfabetização de adultos; igualdade de gênero na educação; qualidade da educação.
Passados 15 anos, os esforços levaram a um aumento na taxa de matrícula, mas ainda existem 58 milhões de crianças fora das escolas, segundo a Unesco.
Para a organização, braço da ONU para cultura e educação, “todos os governos devem tornar compulsório pelo menos um ano de educação pré-primária”.
Segundo o órgão, os países devem garantir que, até 2030, todas as crianças e adolescentes completem a educação pré-primária, a educação primária e o primeiro nível da educação secundária.
Para alcançar esse objetivo, são necessários US$ 22 bilhões a mais de gastos, a serem destinados à educação pré-primária de qualidade e à educação básica para todos até 2030.