Avaliação positiva do governo Dilma cai 5 pontos, aponta CNI/Ibope
Índice de confiança na pessoa da presidente diminuiu de 48% em março para 41% em junho
Eleições 2014|Do R7
O porcentual da população que considera o governo da presidente Dilma Rousseff ótimo ou bom caiu de 36% em março para 31% em junho, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) com o Ibope, divulgada nesta quinta-feira (19), em Brasília.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de junho, logo após a presidente ter sido vaiada em jogo de abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo. O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 13 e 15 de junho em 142 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Os que consideram o governo como ruim ou péssimo aumentou de 27% em março para 33%. Os eleitores que consideram o governo regular passou de 36% em março para 34% em junho. Os que não sabem ou não responderam são 1% da pesquisa.
Com relação à aprovação da maneira de governar da presidente, a queda foi de sete pontos. No último levantamento a aprovação era de 51% e agora soma 44%. Os que desaprovam saiu de 43% em março para 50% em junho. Outros 6% não sabem ou não responderam à pesquisa.
Confiança em Dilma
A confiança na presidente Dilma também caiu. Agora, 41% dizem confiar na presidente, ante 48% do último levantamento. Já 52% responderam não confiar em Dilma em junho, enquanto o porcentual era de 47% em março.
Leia mais notícias de Política e Brasil
Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo
Conhecimento e rejeição
A presidente Dilma é a candidata mais conhecida pelos eleitores, pois 99% dos entrevistados disseram que a conhecem o suficiente para opinar. Entre os entrevistados, 32% dizem que votariam nela com certeza e 19% poderiam votar nela.
No entanto, a presidente tem também o maior porcentual de rejeição: 43% dos entrevistados não votariam nela de jeito nenhum. Entre os que não a conhecem o suficiente para opinar estão 1% e outros 6% não sabem ou não responderam.
O senador Aécio Neves é conhecido por 80% dos entrevistados. Ele tem o voto de 15% dos entrevistados "com certeza". Outros 26% dizem que poderiam votar nele e 32% o rejeitam como candidato. Outros 6% não sabem ou não responderam.
Segundo a pesquisa, um quarto dos entrevistados não conhece o candidato do PSB, Eduardo Campos. Outros 7% "com certeza" votariam no socialista, enquanto 28% "poderiam votar" nele. Quanto à rejeição, Campos tem 33%. Outros 7% não sabem ou não responderam à pesquisa.