Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em nota, Aécio diz que vai "encontrar alternativa" ao fator previdenciário

Candidato tucano variou o discurso a respeito do polêmico tema nos últimos quatro dias

Eleições 2014|Do R7

Aécio fez campanha na barca que liga o Rio de Janeiro a Niterói
Aécio fez campanha na barca que liga o Rio de Janeiro a Niterói Aécio fez campanha na barca que liga o Rio de Janeiro a Niterói

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, emitiu nota no início na tarde desta terça-feira (23) reafirmando o compromisso assumido na semana passada de acabar com o fator previdenciário no Brasil.

"O meu compromisso com a Força Sindical, assumido por escrito, é de encontrar uma alternativa ao fator previdenciário. Vou discutir com as centrais sindicais, os trabalhadores e aposentados os caminhos para que o impacto do fator previdenciário possa ser reduzido. Iremos substituir o fator por outro modelo que penalize menos a renda dos aposentados brasileiros e, ao mesmo tempo, respeite a responsabilidade fiscal", disse o tucano na nota.

Leia mais notícias de Eleições

Em entrevista concedida na manhã desta terça ao programa Bom Dia, Brasil, da Rede Globo, o candidato havia mudado o tom do discurso.

Publicidade

— Eu não disse que vou acabar com o fator previdenciário. Eu me reuni com as centrais sindicais, em especial com a Força Sindical, e assumi um compromisso de discutirmos uma alternativa ao longo do tempo ao fator previdenciário.

Na reunião da semana passada, além de prometer o fim do fator, Aécio lançou uma série de compromissos, entre eles a correção da tabela do imposto de renda pela inflação.

Publicidade

No próprio site de campanha do candidato, o texto de divulgação do encontro de sexta diz que Aécio se compromete com o fim do fator previdenciário. Após as contradições no discurso de Aécio, o texto foi retirado do ar.

Criado em 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o fator altera o cálculo para o pagamento da aposentadoria, levando em conta critérios como tempo de contribuição e expectativa de vida.

Como o IBGE revê esses dados anualmente, sempre para cima, os trabalhadores precisam contribuir por mais tempo para receber o valor integral do benefício.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.