Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aécio Neves se garante no segundo turno com derrota dupla para o PT em Minas 

Ex-governador ficou atrás de Dilma entre mineiros e viu seu candidato perder para Pimentel

Minas Gerais|Do R7

Desde 1989, quem vence a eleição em Minas se elege presidente
Desde 1989, quem vence a eleição em Minas se elege presidente Desde 1989, quem vence a eleição em Minas se elege presidente

Aécio Neves (PSDB) chegou ao segundo turno das eleições presidenciais contra Dilma Rousseff (PT) com um propósito claro: mostrar o apoio popular que sempre teve em Minas Gerais, Estado que comandou por dois mandatos, para alavancar a candidatura usando o discurso da eficiência.

As urnas, entretanto, mostraram uma inversão: em Minas, Dilma Rousseff (PT) teve 415 mil votos a mais que o tucano. No início da corrida eleitoral, Aécio previa que teria 4 milhões de vantagem. Em MG, berço de Dilma e do tucano, a presidente teve 43,48% (4,8 milhões dos votos válidos), contra 39,75% (4,4 milhões) do adversário.

Leia mais notícias de Eleições 2014

Dilma Rousseff confirma favoritismo na região Nordeste e ganha em oito dos nove Estados

Publicidade

Aécio Neves vence Dilma Rousseff nas principais capitais

De quebra, Fernando Pimentel (PT) se elegeu governador de Minas neste domingo (5), vencendo no primeiro turno Pimenta da Veiga (PSDB), candidato que Aécio escolheu para disputar o cargo: 53% a 42%. O resultado põe fim ao predomínio de 12 anos do PSDB em Minas e leva o PT pela primeira vez na história a assumir o cargo.

Publicidade

Novidade 

Doutor em ciência política e professor da UFMG Leonardo Avritzer aponta que "a derrota de Aécio em Minas é um fato novo".

Publicidade

— Nos debates, ele bateu fortemente na ideia de que governou Minas muito bem e teria a aprovação do mineiro. Esta derrota mexe com a estrutura da campanha, ele vai ter que explicar. 

O que aconteceu? O cientista político Malco Camargos, professor da Puc Minas, devolve a pergunta.

— Isso é o que o Aécio tem que responder. Uma das principais bandeiras é a aprovação que conquistou em Minas. Como vai explicar que quem tem mais proximidade votou assim?

O professor compara a situação à de Marina Silva (PSB) em 2010, quando perdeu no Acre.

— Isso ficou marcado e é algo que a Dilma pode usar contra ele.

Dilma na frente

Mesmo perdendo na capital, onde Aécio teve o dobro de votos, a presidente venceu o rival em cinco das sete maiores cidades mineiras: Uberlândia, Juiz de Fora, Valadares, Montes Claros e Diamantina. 

Das 12 regiões mineiras, Dilma levou a melhor em oito — com destaque para vitória em quase todos os municípios do norte, Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. Aécio se sobressaiu no sul, centro, Campo das Vertentes e Grande BH. Na cidade natal de Aécio, São João del Rei, o senador superou a presidente por 54% a 31%.

PT também alcança mais cadeiras em Minas

No legislativo mineiro, a situação não é diferente. O PSDB, que dominou a Assembleia durante 12 anos, perdeu cinco cadeiras nestas eleições — foi de 14 para 9. O PT caiu de 11 para 10, mas terá a maior bancada na ALMG, que comporta 77 deputados.

Na Câmara Federal, 10 cadeiras para petistas mineiros e 7 para tucanos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.