Confiante, Aécio Neves vota e diz: "fiz a minha parte"
Aglomeração de pessoas no local onde o tucano votou provocou início de tumulto
Minas Gerais|Felipe Rezende, do R7
Confiante no resultado das eleições, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves foi às urnas por volta de 10h30 deste domingo (26) na Escola Estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.
— Estou muito tranquilo e confiante porque fiz a minha parte. Estou muito feliz.
Ele votou acompanhado da esposa Letícia Weber e também do senador eleito Antonio Anastasia (PSDB), do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), e do prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB). Vários correligionários do partido também estavam no Estadual Central acompanhando o voto do candidato.
Em entrevista coletiva, Aécio falou em "confiança serena, de quem fez um bom combate e pregou aquilo em que acredita".
— Essa campanha teve duas marcas antagônicas e muito fortes. A primeira protagonizada pelo PT, com ofensas, calúnias e mentiras. Por outro lado, o Brasil acordou e foi para as ruas dizer que não aceita mais um partido que se julgue dono do nosso destino.
O candidato comentou também sobre sua relação com o ex-presidente Lula, que discursou e subiu em palanques durante a campanha de Dilma Rousseff neste segundo turno.
— Lamentavelmente, o ex-presidente, na sua ânsia de permanecer no poder, se apequenou nessa campanha. Ele se permitiu cumprir um papel que não dá a ele a dignidade que um ex-Presidente da República mereceria ter.
Perguntado sobre a notícia da internação do doleiro Alberto Youssef, principal delator dos casos de corrupção na Petrobras, o tucano não quis "especular".
— Vamos aguardar, temos que esperar que tenha sido algo natural. A informação que eu tenho mais recente é de que ele está bem e espero que continua bem para dizer aos brasileiros tudo que sabe em relação a esse vergonhoso esquema de corrupção.
Tumulto
Centenas de pessoas acompanharam a votação do candidato e houve um princípio de tumulto na porta do Colégio Estadual Central. Uma mulher foi atingida por um ovo na cabeça e uma eleitora do PT foi hostilizada por eleitores do PSDB. Além disso, uma janela da seção onde Aécio Neves votou foi quebrada e um cinegrafista ficou ferido. Também houve muito empurra-empurra no local.
Campanha
No último sábado (25), Aécio Neves passou o dia em São João del Rei, região central de Minas Gerais, onde visitou o túmulo do avô Tancredo Neves e passou o dia na casa da família, que fica no centro histórico da cidade.
Veja a transformação na fisionomia de Aécio Neves: