Logo R7.com
RecordPlus
Minas Gerais|Tucano se irrita com petista ao discutir sobre endividamento de Minas
Eleições 2014

Tucano se irrita com petista ao discutir sobre endividamento de Minas

Candidatos participaram de debate na noite desta terça-feira (30) 

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Pimenta atribuiu a saída de empresas de MG à gestão de Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Pimenta atribuiu a saída de empresas de MG à gestão de Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) trocaram acusações ao abordarem o endividamento de Minas Gerais no debate com candidatos organizado na noite desta terça-feira (30) pela Rede Globo. O petista lembrou que o acordo que determina os juros pagos atualmente pelo Estado foi assinado nos anos 1990 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-governador Eduardo Azeredo, ambos do PSDB. E criticou que os R$ 15 bilhões tomados de empréstimo por Minas não foram destinados ao pagamento de parte da dívida, como Rio de Janeiro e Bahia teriam feito. 

Leia mais notícias de Minas

Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga trocam acusações sobre alto custo de energia elétrica

Ibope: Pimentel (PT) chega a 45% e venceria Pimenta da Veiga (PSDB) no primeiro turno


Pimenta da Veiga se revoltou e o acusou de "mentir", além de relacionar o baixo crescimento do Brasil à passagem do petista pelo ministério. 

— Pimentel mente descaradamente quando diz que o Governo tomou empréstimo e não fez nada. E mente quando diz que estive fora de Minas. Fui deputado federal e ministro e tive a honra de fazer o que fiz, diferente do seu desempenho pífio no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Você precisa ter coragem para falar a verdade, acha que mineiro é bobo.


Em seguida, Pimentel lamentou os ataques.

— Essa falsa exaltação recomendada por marqueteiros não convence a mim nem a ninguém. Estamos discutindo um novo jeito de olhar Minas, não essa atitude falsa e arrogante, esse espetáculo lamentável que o candidato do PSDB provoca. Podia ter poupado a gente disso. 


Críticas

O debate, morno, esquentou com as críticas de Pimentel ao Governo de Minas e de Pimenta ao Governo Federal.

O petista prometeu pagar o piso nacional aos professores.

— Temos que valorizar a carreira, pagar o piso nacional que não é pago há 12 anos. Em Minas são 610 escolas sem rede de esgoto, 90% das escolas de ensino médio não têm biblioteca. 

Já Pimenta atribuiu a falha de Pimentel como ministro o fato de a Fiat ter levado uma fábrica para Pernambuco e da perda do pólo acrícilo da Petrobras. 

— O PT tirou de Minas R$ 2 bilhões de impostos em um ano. Tirou também a fábrica da Fiat, que está gerando empregos em outro Estado. O Governo do PT virou as costas para Minas e não teve ninguém para defendê-lo.

Entrevistas dos candidatos no MG no Ar: 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.