Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Barbalho (PMDB) e Jatene (PSDB) estão empatados no 1º e no 2º turno no Pará, mostra Ibope

Barbalho tem 42% dos votos totais, contra 41% de Jatene no primeiro turno

Pará|Do R7

O tucano Jatene e o peemedebista Barbalho disputam eleição acirrada no Pará
O tucano Jatene e o peemedebista Barbalho disputam eleição acirrada no Pará O tucano Jatene e o peemedebista Barbalho disputam eleição acirrada no Pará

O candidato do PMDB ao governo do Pará, Helder Barbalho, está com 42% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4). Em segundo lugar aparece o candidato do PSDB, Simão Jatene, com 41% na preferência do eleitorado.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos de PSDB e PMDB estão tecnicamente empatados e devem disputar o segundo turno.

Marco Carrera, do PSOL, está em terceiro com 2%. Zé Carlos (PV), Elton Braga (PRTB) e Marco Antonio (PCB) registraram 1% dos votos cada um.

Votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto 5% não souberam ou não responderam.

Publicidade

Datafolha: Dilma segue na liderança, enquanto Aécio passa Marina

Ibope: Aécio supera Marina, e Dilma alcança 46% dos votos válidos na corrida à Presidência

Publicidade

O Ibope também fez um levantamento de segundo turno. O resultado mostra Barbalho com 43% e Jatene com 40%. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto 12% não souberam ou não responderam.

Mais uma vez não há como prever a vitória de um candidato porque o cenário é de um novo empate técnico.

Publicidade

Encomendada pela TV Liberal, a pesquisa ouviu 812 eleitores entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registrou no TSE é BR-01012/2014.

Votos válidos

O Ibope também divulgou a preferência do eleitorado considerando apenas os votos válidos — cenário em que se excluem os votos brandos e nulos e o percentual de eleitores indecisos. Esse recorte pode indicar se a eleição será definida no 1º turno, o que ocorre quando um candidato tem mais de 50% dos votos. E é também a forma como o TSE divulga os resultados eleitorais.

Nesse cenário, Helder Barbalho aparece com 48%, contra 46% de Simão Jatene. Zé Carlos (PV) e Marco Carrera (PSOL) registram 2% dos votos, enquanto Elton Braga (PRTB) e Marco Antonio (PCB) somam 1% cada.

Leia mais sobre Eleições 2014

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.