Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisas erram na previsão e resultados nas urnas surpreendem eleitores brasileiros

Aécio Neves (PSDB) atinge 35%, bate Marina Silva e chega ao segundo turno

Eleições 2014|Do R7

Para a surpresa de muitos, as estimativas eleitorais divulgadas pelas principais empresas de pesquisa de opinião, como Ibope e Datafolha, não se comprovaram após a contagem final dos votos neste domingo (5). Dentre os erros apresentados, destaca-se a enorme distância apresentada entre os candidatos à Presidência do Brasil: Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB).

A última pesquisa eleitoral do DataFolha divulgada no sábado (4) apresentou Marina Silva (PSB) com 22% e Aécio Neves (PSDB) com 24% das intenções dos votos, o que significou um empate técnico entre os dois. Os números publicados pelo Ibope no mesmo dia também colocaram o candidato tucano em segundo lugar com 27% e a ex-senadora com 24%. Porém, após a contagem total, a distância entre o segundo e o terceiro colocados foi muito maior do que o esperado, o psdebista conquistou 34% enquanto que Marina Silva chegou a apenas 21% dos votos válidos, cravando uma diferença de 13%.

Outro resultado que surpreendeu os especialistas ocorreu na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, onde o candidato José Ivo Sartori (PMDB) levou mais de 40% dos votos e, no segundo turno, irá brigar com Tarso Genro (PT), que ficou com pouco mais que 32%. Na pesquisa do Datafolha para o Estado divulgada no sábado (4), o petista apareceu como favorito para levar o primeiro lugar e em segundo lugar apareciam empatados com 25% o pemedebista e a candidata do PP, Ana Amélia Lemos. 

A eleição de Rui Costa (PT) para o governo da Bahia no primeiro turno também divergiu dos resultados apresentados pelas pesquisas eleitorais no Estado. De acordo com o levantamento do Ibope publicado no sábado (4), os dois favoritos estavam empatados com 36% dos votos, assim, a votação baiana teria segundo turno com uma provável disputa entre o petista e o candidato do DEM, Paulo Souto. Ao final da contagem, Rui Costa superou os 54% dos votos válidos, enquanto seu rival conquistou pouco mais que 37%.

Publicidade

A disputa em São Paulo para o Senado Federal foi outro cenário no qual as pesquisas não retrataram o resultado final. Conforme o último levantamento divulgado pelo Ibope, José Serra (PSDB) conquistaria 36% dos votos enquanto o segundo lugar ficaria com o Eduardo Suplicy (PT) com 27%. Mas a diferença entre os dois foi muito maior do que o esperado, o atual senador petista, apesar de ter atingido 32%, não ameaçou a liderança do vencedor José Serra, que quase superou os 60% dos votos válidos.

Também em São Paulo, as previsões em relação aos concorrentes do governador Geraldo Alckmin (PSDB) destoaram bastante do que se viu após a contagem final. O Ibope apresentou no sábado (4) que os candidatos Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT) teriam respectivamente 19 e 11%. O Datafolha, por sua vez, mostrou Skaf com 21% e Padilha também com 11%. Neste domingo (5), os resultados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentaram uma disputa muito mais acirrada do que o previsto com o pemedesbista conquistando pouco mais de 21% e o petista chegando a mais de 18%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.