Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio de Janeiro tem 340 presos; 17 são candidatos, diz TRE-RJ

Detidos praticavam boca de urna e propaganda irregular no Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro|Rodrigo Teixeira, do R7

Distribuição de panfletos é crime eleitoral; ruas do Rio ficaram sujas
Distribuição de panfletos é crime eleitoral; ruas do Rio ficaram sujas Distribuição de panfletos é crime eleitoral; ruas do Rio ficaram sujas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro informou que, até por volta das 15h20, 340 pessoas haviam sido presas no Estado em razão de crimes eleitorais, como praticar boca de urna e propagandas irregulares. Na capital fluminense, foram 206 prisões. Ao menos 17 candidatos a deputado estadual foram detidos. Até o horário, 570 urnas tiveram problemas e foram substituídas, o equivalente a 1,74% do total do Estado.

O TRE-RJ divulgou os nomes dos cinco candidatos que foram presos na capital fluminense. Foram eles: Bombeiro Nascimento (PROS), Dr. João Batista (PT), Marcelo Borges (PDT), Everton Gomes (PDT), Maurício Araújo (Solidariedade), Vagner Ferreira (PSD) e Márcio Canela (PSC).

Em boletim divulgado às 15h, o TRE-RJ relatou a prisão de um subtenente da PM reformado, em Rocha Miranda, zona norte, com um veículo com propagandas do candidato Garotinho. O suspeito estava com outros dois homens distribuindo panfletos. Será investigado se uma bolsa com remédios apreendida era distribuída aos eleitores. Em outra ocorrência no subúrbio carioca, foram apreendidos mais de 1 milhão de panfletos eleitorais. Mais cedo, a diretora-geral do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), Adriana Beltrão, falou sobre o êxito no cerco aos responsáveis por propagandas irregulares.

— É um espelho de que muitos insistem em cometer atos ilícitos. Estão se deparando com uma ação muito atuante dos fiscais.

Publicidade

Em entrevista ao R7, o candidato Dr. João Batista negou que tenha sido detido. Ele alega que foi votar normalmente e retornou para casa sem ter sido abordado por qualquer agente. O candidato afirma que irá acionar seu advogado para tomar as medidas legais contra o TRE-RJ, que teria divulgado seu nome incorretamente.

Quem tiver denúncias sobre propagandas irregulares pode passar para o Disque-Denúncia (2253-1177). O eleitor Roberto de Souza Cristino, de 73 anos, disse que se sente desrespeitado com as publicidades em Copacabana, na zona sul do Rio.

Publicidade

— Acordei cedo para votar e cumprir meu dever e isso aqui é absurdo. Essa sujeira pelo chão. Essas placas. Eu fui na delegacia, mas eles não deram importância.

Só é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio de adesivos, bandeiras e broches. De acordo com o TRE-RJ, é proibida a aglomeração de pessoas com material de propaganda, assim como não se pode usar-altofalantes, realizar comícios, carreatas, transportar eleitores, entregar panfletos e exibir cartazes

Publicidade

Sujeira no Complexo da Maré

Depois de uma semana conturbada, com confrontos armados, o Complexo da Maré, na zona norte da cidade do Rio, teve um início de votação sem problemas. Apesar disso, havia muita sujeira, com panfletos de candidatos jogados pelo chão e pessoas fazendo boca de urna em ruas da comunidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.