Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Luiza Erundina tem pedido para participar de debate na televisão indeferido

Pela nova lei, só podem participar candidatos de partido político com mais de 10 deputados

Eleições 2016|Do R7

Luiza Erundina é candidata à Prefeitura de SP
Luiza Erundina é candidata à Prefeitura de SP Luiza Erundina é candidata à Prefeitura de SP

A candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, teve seu pedido de liminar indeferido e não terá direito a participar de debates na televisão, informou o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

Em decisão publicada nesta sexta-feira (19), o juiz da 1ª Zona Eleitoral Sidney da Silva Braga considerou que a candidata não preenche os requisitos exigidos pela legislação eleitoral vigente, que limita o número de participantes em debates de rádio e televisão.

Em análise preliminar, o magistrado concluiu que a regra não contraria os princípios constitucionais de igualdade, isonomia e pluripartidarismo, por se tratar de “critério objetivo – representatividade do partido na Câmara dos Deputados – que também é utilizado pela legislação eleitoral para a distribuição do tempo tocante a cada partido ou coligação no horário eleitoral gratuito a ser transmitido pelas emissoras de rádio e televisão”.

Conforme o disposto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), estão aptos a participar de debates os candidatos filiados a partido político com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados.

Publicidade

No entanto, a mesma lei prevê a possibilidade de alteração da regra caso haja concordância de, ao menos, dois terços dos demais candidatos com a representatividade exigida.

Essa é uma novidade introduzida pela minirreforma eleitoral, aprovada em 2015. Até o pleito de 2014, bastava que a agremiação do candidato tivesse representação na Câmara dos Deputados – um deputado federal eleito pelo mesmo partido já garantia a participação em debate de rádio ou televisão.

Na última quarta-feira (17), o candidato Levy Fidelix (PRTB) também teve seu pedido de liminar relativo à participação em debates negado pelo juiz Sidney da Silva Braga. Assim como no caso de Luiza Erundina, o partido do candidato não preenche o requisito de representatividade exigido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.