Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja os destaques do 1º debate entre os candidatos à Prefeitura de SP

Trocas de acusações e discussões sobre corrupção, saúde e educação marcaram os diálogos

Eleições 2016|Do R7

Debate contou com candidatos cujos partidos tem mais de nove representantes na Câmara dos Deputados
Debate contou com candidatos cujos partidos tem mais de nove representantes na Câmara dos Deputados Debate contou com candidatos cujos partidos tem mais de nove representantes na Câmara dos Deputados

O primeiro debate da eleição municipal de São Paulo, promovido pela TV Bandeirantes na noite desta segunda-feira (22), foi marcado pelo tom crítico e alfinetadas pontuais. Os cinco candidatos que se enfrentaram — Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB) e Major Olímpio (SD) — focaram as discussões em temas como transporte, saúde e educação.

Atual prefeito da cidade, Haddad foi alvo de críticas dos adversários. Foi confrontado com problemas de sua gestão e com denúncias de corrupção que o PT enfrenta. Líder nas pesquisas de intenção de voto, Russomanno propôs melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Já a candidata Marta Suplicy, que governou a cidade entre 2001 e 2005, lembrou feitos de sua gestão e criticou deficiências do atual governo, principalmente em relação à questão ambiental.

Debate entre candidatos à Prefeitura de SP teve zoeira nas redes sociais

Excluída de debate, Erundina comenta respostas do lado de fora

Publicidade

O tucano João Dória criticou a administração de Haddad na área da saúde e no que chamou de “indústria da multa”, mas também ouviu dos adversários que não conhece os problemas da população.

O candidato do SD, Major Olímpio, assumiu o tom mais duro durante o debate. Disse que a cidade virou “terra sem lei” e questionou Haddad sobre o envolvimento do marqueteiro João Santana na Lava Jato, além de suposto dinheiro de corrupção na campanha do prefeito em 2012.

Publicidade

Veja a seguir sete destaques:

1 - Major Olímpio e Haddad discutem sobre corrupção

Publicidade

O candidato do Solidariedade questionou o prefeito sobre o marqueteiro João Santana, preso na Lava Jato. O petista rebateu dizendo que na própria Polícia Militar há corruptos. "Maus elementos têm que ser postos para fora... isso vale para todos"

2 - Russomanno propõe creche vertical e fortalecimento da GCM 

"Uma forma de ajudar a resolver o problema das creches é verticalizá-las, com rampas para cuidar da segurança das crianças. Assim, vamos, de fato, conseguir atender às mães que precisam, não só no período diurno, como no período noturno"

"A Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) não se conversam hoje via rádio. Vamos criar um sistema para integrar o trabalho dessas duas forças" 

3 - Marta e Haddad debatem inspeção veicular

O prefeito diz que suspendeu o contrato com a empresa Controlar por suspeitas de fraudes. 

Marta responde: "Eu acho que você fez bem em tirar, porque realmente estava uma coisa duvidosa. Mas eu acredito que, na questão do meio ambiente, você fez pouca coisa. A Controlar tem que voltar de outra forma, sem ônus para as pessoas. Eu já tive problema com isso, nunca mais vou criar taxa alguma"

4 - Major Olímpio diz que indústria da multa compromete a segurança e critica programa

O candidado do SD acusou a gestão Haddad de "irresponsabilidade" pela Cracolândia e atacou: "A prefeitura retirou agentes da GCM do patrulhamento para aplicar multas".

"O programa De Braços Abertos se tornou de braços abertos para os traficantes. O enfrentamento ao traficante é um problema de segurança sim. Quando a prefeitura está apoiando esse processo, é um caos para a cidade"

5 - Marta critica Dória por proposta sobre secretarias

Marta diz que o tucano fez declarações "estranhas" ao chamar de "penduricalhos" políticas públicas para mulheres, negros e pessoas com deficiências: "Eu gostaria que você explicasse"

Doria responde: "Eu não chamei de penduricalhos. Eu disse que valorizaria todas as políticas sociais para minorias. Entendo que a administração pública não se trata apenas de criar secretarias, mas melhorar sua eficiência"

6 - Haddad e Doria trocam farpas sobre 'turismo'

O candidato do PT ironizou o tucano ao falar sobre saúde: "O João não conhece o hospital do Jabaquara, acha que não aconteceu nada. Ele ainda não teve tempo de fazer turismo em todos os bairros. Mas ele vai ter tempo de fazer turismo, que a gente sabe que essa classe social gosta de turismo na periferia, mas nós não. Nós vamos na periferia para entregar".

Posteriormente, Doria rebateu com uma referência à Operação Lava Jato: "Quem gosta de fazer turismo é o seu partido: turismo na Suíça ou em Curitiba"

7 - Doria questiona Marta sobre a criação de taxas

O tucano disse que ela ficou conhecida como "Martaxa". Ela responde: "Realmente me permite falar de novo que foi um erro ter criado essa taxa [de lixo]. Quando a gente faz um erro, a gente tem que além de aprender, ter a humildade de pedir desculpas"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.