Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cláudio Castro terá o apoio de dois terços dos deputados na Alerj

Coligação do governador reeleito elegeu 45 dos 70 parlamentares que vão integrar a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro até 2026

Eleições 2022|Do R7

Coligação Rio Unido e Mais Forte elegeu 45 parlamentares
Coligação Rio Unido e Mais Forte elegeu 45 parlamentares Coligação Rio Unido e Mais Forte elegeu 45 parlamentares

Reeleito em primeiro turno com quase 60% dos votos, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), contará com o apoio de 45 dos 70 parlamentares eleitos (64,3%). Eles integram a coligação Rio Unido e Mais Forte, vencedora das eleições 2022.

Na disputa pela permanência do cargo, Castro realizou sua campanha com os partidos Avante, DC (Democracia Cristã), MDB (Movimento Democrático Brasileiro), PMN (Partido da Mobilização Nacional), Podemos, PP (Progressistas), PROS, PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), PSC (Partido Social Cristão), Republicanos, Solidariedade e União Brasil.

Entre as siglas, a com o maior número de representares eleitos para os próximos quatro anos é o PL, justamente o partido do govenador, que terá uma bancada com 17 parlamentares. Na sequência, aparece o União Brasil, com 8 eleitos.

Dos 15 mais votados e eleitos pelo quociente partidário, apenas Renata da Silva Souza (PSOL) e Elika Takimoto (PT) não integram a coligação encabeçada por Cláudio Castro. Os dois preferidos dos eleitores fluminenses foram Marcio Correia de Oliveira (União Brasil) e Douglas Ruas dos Santos (PL), com 181.274 e 175.977 votos, respectivamente.

Na relação dos eleitos que não devem integrar em um primeiro momento a base de apoio do govenador, os destaques ficam por conta do PT (Partido dos Trabalhadores), PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e PSD (Partido Social Democrático), que terão, respectivamente, sete, seis e cinco representantes na Alerj.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.