Entenda como vai funcionar o voto em trânsito no segundo turno
Recurso permite votar fora do município, estado ou país; nos dois últimos casos, é possível escolher apenas o candidato à Presidência
Eleições 2022|Do R7, em Brasília

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral, mas que solicitou voto em trânsito dentro do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode votar normalmente no segundo turno das eleições 2022 no local indicado para a Justiça Eleitoral. No domingo (30), mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas; desses, 314.804 cidadãos realizaram o pedido para voto em trânsito.
VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Segundo Turno Pode Não Pode
Segundo Turno Pode Não Pode
Existem duas possibilidades de voto em trânsito, de acordo com o TSE. "Quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, pode votar para todos os cargos em disputa; já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República", informa a Corte eleitoral, com base no Código Eleitoral e em uma resolução do próprio TSE. Novas solicitações não podem ser feitas para estas eleições.
Boletim de Urna - Glossário Eleitoral
Boletim de Urna - Glossário Eleitoral
Quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil pode votar, mas também apenas para presidente da República e desde que tenha feito o pedido para a Justiça Eleitoral dentro do prazo.
Ausência precisa ser justificada
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, e o eleitor que não comparecer à votação no próximo dia 30 "pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título", de acordo com o TSE. "Também poderá enviar a justificativa pelo Sistema Justifica ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) — pós-eleição à zona eleitoral competente."
1: A urna eletrônica brasileira tem 26 anos
1: A urna eletrônica brasileira tem 26 anos




















































