Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda como vai funcionar o voto em trânsito no segundo turno

Recurso permite votar fora do município, estado ou país; nos dois últimos casos, é possível escolher apenas o candidato à Presidência

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Eleitora consulta seção em colégio eleitoral
Eleitora consulta seção em colégio eleitoral Eleitora consulta seção em colégio eleitoral

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral, mas que solicitou voto em trânsito dentro do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode votar normalmente no segundo turno das eleições 2022 no local indicado para a Justiça Eleitoral. No domingo (30), mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas; desses, 314.804 cidadãos realizaram o pedido para voto em trânsito.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Existem duas possibilidades de voto em trânsito, de acordo com o TSE. "Quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, pode votar para todos os cargos em disputa; já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República", informa a Corte eleitoral, com base no Código Eleitoral e em uma resolução do próprio TSE. Novas solicitações não podem ser feitas para estas eleições.

Quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil pode votar, mas também apenas para presidente da República e desde que tenha feito o pedido para a Justiça Eleitoral dentro do prazo.

Ausência precisa ser justificada

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, e o eleitor que não comparecer à votação no próximo dia 30 "pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título", de acordo com o TSE. "Também poderá enviar a justificativa pelo Sistema Justifica ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) — pós-eleição à zona eleitoral competente."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.